Pitadas do Cerrado

Turismo, gastronomia e educação ambiental caminham juntos neste projeto com o objetivo de sensibilizar o olhar das pessoas para as riquezas do cerrado. Criado em 2018, o projeto Pitadas do Cerrado busca popularizar o uso de frutos típicos do bioma na culinária e estimular a preservação da natureza.

Entre as atividades desenvolvidas estão um site de receitas, um programa de culinária na tevê e um passeio gastronômico no campus Darcy Ribeiro, o Pequinique. Durante uma caminhada, os participantes conhecem algumas árvores frutíferas existentes no campus da UnB na Asa Norte e experimentam quitutes feitos dos frutos colhidos dessas plantas. Estudantes De Engenharia Florestal, Biologia, Comunicação e Turismo participam do projeto.

Educando com a horta escolar e a gastronomia

Buscando a valorização de produtos e receitas regionais, a promoção de hábitos alimentares saudáveis e a melhoria da alimentação nas escolas, este projeto formou, em dois anos, mil agentes multiplicadores, entre nutricionistas, coordenadores pedagógicos, coordenadores locais do programa Merenda Escolar e representantes dos conselhos de alimentação escolar, em duzentas cidades brasileiras, localizadas nas cinco regiões do país.

O projeto foi realizado em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) sob coordenação da professora do CET Ana Rosa Domingues dos Santos, entre os anos de 2012 e 2014, utilizando conhecimentos de gastronomia, segurança alimentar e sustentabilidade ambiental.