Seu browser não suporta JavaScript!

 A Polaris Jr. participou do principal encontro de empresários juniores do Distrito Federal (Concentra DF) em setembro de 2016. Em uma das palestras, a empresa Wiz aproveitou a oportunidade para divulgar a abertura de um edital que tinha por objetivo a criação de um projeto que ajudasse na melhoria da qualidade de vida dos moradores do município de Belágua-MA. Após a participação no evento, a empresa júnior de turismo do CET reuniu seus membros e resolveu aproveitar a oportunidade em participar do edital e desenvolver um projeto de gratificante responsabilidade social.

A Wiz é uma empresa responsável pelo desenvolvimento de soluções para as necessidades de clientes em serviços financeiros e de seguros. Na época, a Wiz possuía o nome de PAR Corretora de Seguros. A empresa conta com mais de 1.600 funcionários e tem como principais acionistas a Federação dos Funcionários da Caixa (FENAE), a Caixa Seguradora e a GP Investments.

Belágua é um município brasileiro do estado do Maranhão situado a 280 km de distância da capital São Luís, tendo uma população de aproximadamente 7.200 habitantes. As classificações sobre renda do IBGE definem Belágua como a cidade mais pobre do Brasil, onde a renda per capta é de cerca de 240 reais e o IDH de 0,512. O grande problema do município sempre foi a extrema pobreza, causando fome e consequente desnutrição. Além disso, Belágua tem problemas sérios nas áreas de educação, saúde, saneamento básico, transporte, mobilidade, construção civil, trabalho e renda e energia elétrica.

Na tentativa de mitigar alguns desses problemas citados, nasceu o Movimento Solidário. Trata-se de um projeto criado em 2005 que atua como programa de responsabilidade social da Fenae, da Wiz e da Integra Participações. Essas empresas trabalham em prol da diminuição da desigualdade social e da melhoria da qualidade de vida de milhões de brasileiros. O propósito do Movimento Solidário é levar desenvolvimento sustentável para regiões em condições precárias em todo o país, buscando sempre erradicar a pobreza extrema, elevar os níveis de ensino e saúde, além de promover a igualdade de gênero e a autonomia das mulheres.

As empresas participantes deveriam escrever um projeto levando em consideração uma das seguintes temáticas: a) saúde; b) alimentação; c) educação. A Polaris Jr. resolveu pela temática de educação, visto que se tratava de uma área que não tinha sido tão desenvolvida como as outras. Se considerarmos a questão fundamental da alimentação, por exemplo, vemos que o Movimento Solidário já apresentava resultados significativos no combate à fome e desnutrição de várias comunidades dentro do município.

O objetivo geral do projeto elaborado pela Polaris Jr era estimular a organização coletiva do trabalho por meio da qualificação sob os pressupostos da economia solidária e do cooperativismo popular, visando a melhoria do nível de instrução formal e a emancipação social e econômica local. Nesta perspectiva, desenvolveríamos ações que permitiriam uma diversificação da economia local a partir da própria educação (técnica, profissionalizante e até mesmo formal).

O projeto também se preocupou em pensar questões fundamentais para a sustentabilidade do município com a autoestima da população; o trabalho em conjunto; a mitigação da dependência da comunidade de Belágua em relação a programas de assistência social; a sensibilização, mobilização e participação efetiva da comunidade; e estímulo ao comércio e ao pertencimento cultural da população em relação a sua terra.

A reitora da Universidade de Brasília, prof. Márcia Abrahão juntamente com o vice reitor, prof. Henrique Huelva, e as decanas de planejamente e administração, Denise Imbroisi e Maria Lucília, respectivamente, convidam a comunidade acadêmica para participar da apresentação pública sobre a situação orçamentária e financeira da UnB. 

O evento ocorrerá nesta quarta feira, dia 6 de setembro, no Anfiteatro 10 do ICC central.

 

 

Centro de Excelência em Turismo Campus Universitário Darcy Ribeiro, Brasília - CEP 70904-970 Telefone ( 61)3107 5955
Copyright © 2014 Universidade de Brasília. Todos os direitos reservados.