Os projetos Viaja Mais Jovem e Turismo Cívico levam, a partir desta segunda-feira, 16/11, jovens estudantes a conhecerem a capital do país

Por - Inês Ulhôa e Ana Borges

Estudantes da 7ª série do Ensino Fundamental e do 2º ano do Ensino Médio da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal das escolas CEF 03 Riacho Fundo, CEF 02 Ceilândia, CEF 104 Norte e CEF 15 Taguatinga são os primeiros a participar dos projetos Viagem Mais Jovem e Turismo Cívico, coordenados pelo Centro de Excelência em Turismo da UnB (CET/UnB), com a parceria e apoio do Ministério do Turismo, Ministério da Educação,  Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Associação Brasileira de Operadoras de Turismo (Brastoa), BrasiliaTur e Secretaria de Educação do DF.

Estudantes visitam a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida

O objetivo é mostrar pedagogicamente a missão institucional da Capital Federal a jovens estudantes, mostrando-lhes o funcionamento dos Poderes e provocando-lhes o conhecimento sobre seus direitos e deveres constitucionais.

As viagens são pedagógicas e complementam o ensino em sala de aula. Para acompanhá-los, cerca de 40 professores foram capacitados pelo CET. Também foram capacitadas prestadores de serviços turísticos, como responsáveis por pousadas, restaurantes, agências de viagens etc.

Foram formados dois grupos de estudantes. O primeiro conhecerá pontos turísticos das regiões administrativas do DF, como a Fazenda Velha, em Planaltina, o Sítio Pinheiros, em Brazlândia, Museu Histórico e Artístico de Planaltina, entre outros. O segundo grupo visitará monumentos como Memorial JK, a Catedral, o Congresso Nacional, Palácio Alvorada, entre outros. Todos esses itinerários envolvem pontos de turismo cívico.

Alunos da CEF 02/Ceilândia visitaram o Congresso Nacional

Para alcançar o objetivo de estimular o conhecimento e dar oportunidade a jovens estudantes para que eles tenham contato direto com a diversidade histórica, cultural, geográfica, social e educacional, foram traçadas rotas temáticas, que serão todas percorridas até a conclusão do projeto. As rotas são: Interiorização da Capital; Construção de Brasília; Sonho Real; Céu. Cerrado e Concreto; República; Cultural; e Brasília – Brasil de todos os Povos e Nações.

CEF 104 Norte

Cerca de 40 alunos da CEF 104 Norte deram início na manhã desta segunda-feira ao tour de três dias pelos pontos turísticos da capital. Acompanhados de três professores e guias de turismo, os estudantes visitaram pela manhã os principais pontos do turismo cívico de Brasília, como o Palácio Jaburu, o Palácio da Alvorada e o Congresso Nacional. Durante a tarde, percorreram o Memorial JK, o Quartel General do Exército e a Torre de TV.

Cerca de 40 estudantes da CEF 104 Norte participam dos projetos Viaja Mais Jovem e Turismo Cívico

A professora Cleonice Pereira, que acompanha os alunos, disse que as visitas permitirão que os estudantes visualizem aquilo  o que foi estudado em sala de aula e que conheçam melhor a história da capital do Brasil. Segundo ela, embora grande parte dos alunos tenha nascido no Distrito Federal, apenas alguns já haviam tido a oportunidade de conhecer de perto os monumentos da capital.

Thayná da Silva, Amanda Fernandes e Larissa Gonzaga visitaram o Congresso Nacional pela primeira vez

A estudante Ana Paula Resende, de 14 anos, que já conhecia alguns dos pontos visitados, afirmou que o passeio tornou-se ainda mais completo devido às explicações dos guias e professores. Além das visitas aos pontos turísticos, o roteiro inclui duas noites no Hotel Fazenda Stracta, onde também serão realizadas outras atividades pedagógicas.