É o programa do Ministério do Turismo, que seleciona mil alunos de escolas públicas para o passeio. Oportunidade para quem mora fora do Plano Piloto conhecer Brasília

Da Ceilândia ao Plano Piloto são quase 30 km. No ônibus, os estudantes vivem a expectativa de viver dias de turista na capital do país e conhecer lugares que eles nunca foram. “Tenho curiosidade de conhecer a toca onde tem os museus. Acho bem interessante”, diz Ana Carolina, de 12 anos.

“Quero que lá seja divertido e que a gente alguma coisa com esse passeio, porque a gente vai pra muitos lugares interessantes”, comenta Alana Lacerda, de 13 anos. “Quero que seja maravilhoso os três dias que vamos passear. Vai ser bom demais lá”, fala Alexsandro Paz, de 13 anos.

Um grupo de 40 alunos do Centro de Ensino Fundamental 2, de Ceilândia é o primeiro a participar do “Viaja mais jovem”. O programa do Ministério do Turismo quer incentivar estudantes da rede pública a conhecerem pontos turísticos importantes e as cidades próximas de onde moram.

A primeira parada foi o Complexo da República e a Biblioteca Nacional. Eles anotam as informações que consideram mais importantes. Depois, a Catedral. Mesmo em reforma, o local impressiona aos estudantes acostumados a vê-la em fotografias. Os alunos foram selecionados pelas escolas, de acordo com o mérito, ou seja, a melhor nota.

“Além de conhecer Brasília, o fundamental pra eles é o aprendizado histórico, a cultura do local, a construção, porque eles não têm acesso a isso. Em sala de aula é muito difícil de contextualizarmos o assunto. Além disso, o fato de eles estarem saindo de sala de aula é um aprendizado muito maior”, afirma a professora Regiane Costa.

Até o fim deste mês, grupos de 26 escolas públicas do Distrito Federal vão participar do programa. Os alunos de Brasília vão conhecer as outras Regiões Administrativas. E os estudantes de outras cidades do DF vão conhecer o Plano Piloto.

São três dias de passeio e os alunos dormirão em hotéis. Eles fazem questão de registrar a experiência que garantem ser inesquecível. “Se a gente não conhecer nossa capital, a gente nunca vai poder conhecer a cultura do nosso Brasil também”, diz Raira Medeiros, de 12 anos.

DFTV - 16/11/2009 (www.dftv.globo.com)