Estudantes terão oportunidade de conhecer a missão institucional da Capital Federal em visitas monitoradas, que objetivam reforçar e ampliar temas como ética, cidadania, direitos e deveres do cidadão

Por Inês Ulhôa

Nos próximos dias 20, 21 e 22 de novembro, sexta, sábado e domingo, grupos de alunos do 2º ano do ensino médio das escolas CEM 01 e CE 03 de Brazlândia, Centro Educacional Várzeas e CE 01 de Planaltina e CE 03 e 04 de Sobradinho viajarão de suas cidades para o centro de Brasília para uma viagem cheia de surpresas e ensinamentos.

Acompanhados de professores e monitores, terão a oportunidade de vivenciar o que aprendem apenas na teoria sobre a capital de seu país. As viagens são pedagógicas e complementam o ensino em sala de aula. Para acompanhá-los, cerca de 40 professores foram capacitados pelo Centro de Excelência em Turismo da UnB (CET/UnB).

Eles são os primeiros a participar do projeto Turismo Cívico, aprovado pelo Conselho de Desenvolvimento do Turismo do Distrito Federal, em 2005, e coordenado pelo CET/UnB, com a parceria e apoio do Ministério do Turismo, Ministério da Educação,  Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), BrasiliaTur e Secretaria de Educação do DF.

O objetivo é mostrar pedagogicamente a missão institucional da Capital Federal a jovens estudantes, apresentando-lhes o funcionamento dos Poderes e provocando-lhes o conhecimento sobre seus direitos e deveres constitucionais. O projeto foi elaborado nos limites conceituais que abrangem o turismo, a educação e a cultura, de forma a estimular a ocorrência de oportunidades, ambientes e espaços pedagógicos, onde serão tratados, reforçados e ampliados nos currículos escolares temas como: ética, cidadania, representação política, direitos e deveres do cidadão, constitucionalidade, o papel e a responsabilidade de jovens eleitores na escolha de seus representantes e, especialmente, o papel institucional de Brasília, capital da República.

Para alcançar o objetivo de estimular o conhecimento e dar oportunidade a jovens estudantes para que eles tenham contato direto com a diversidade histórica, cultural, geográfica, social e educacional, foram traçadas as seguintes rotas temáticas: Interiorização da Capital; Construção de Brasília; Sonho Real; Céu. Cerrado e Concreto; República; Cultural; e Brasília – Brasil de todos os Povos e Nações.

Na sexta-feira, 20/11, grupos de alunos sairão simultaneamente, às 9h30, dos hotéis Aracoara, Bristol e Garvey, onde ficarão hospedados, e seguirão em rotas alternadas. Neste dia, as rotas escolhidas são “República” e “Sonho Real”, que percorrerão o Congresso Nacional, Praça dos Três Poderes – Espaço Lúcio Costa, Itamaraty, Tribunais, Pontão, Parque Sara Kubistcheck e a Universidade de Brasília.

No Congresso Nacional, além da visita, eles assistirão palestra do deputado Rodrigo Rolemberg (PSB/DF), no auditório Nereu Ramos, sobre cidadania e o turismo cívico. Na UnB, às 17h, no Módulo Central do CET, os estudantes serão recepcionados pelo diretor do CET/UnB, professor Neio Campos, que falará a eles sobre a importância do projeto e como eles podem tirar proveito disso, assimilando o conhecimento em proveito próprio.

No sábado, 21/11, as rotas são “República”, “Sonho Real”, “Construção de Brasília”, “Céu, Cerrado e Concreto”, “Brasil – Brasília de todos os povos” e “Cultural”. As visitas percorrerão o Congresso Nacional, Praça dos Três Poderes – Espaço Lúcio Costa, Itamaraty, Tribunais, Pontão, Parque Sara Kubistcheck, Clube Unidade de Vizinhança, Santuário Dom Bosco, Catetinho, Palácio da Alvorada, Catedral Metropolitana, Esplanada dos Ministérios, Torre de TV, Quartel General, Memorial dos Povos Indígenas e Centro Cultural Banco do Brasil.

No domingo, 22/11, os alunos seguirão a rota “Interiorização da Capital”, com visitas ao Memorial JK e ao Museu da Memória Candanga. O encerramento das atividades será às 13h30, no Conjunto Cultural da República, Praça dos Três Poderes, com apresentação da banda Dragões da Independência. A escolha do local traz a simbologia do que representa a democracia para o povo brasileiro.

A segunda etapa do projeto será realizada nos dias 27, 28 e 29 de novembro, com as mesmas características, com estudantes do Gama, Paranoá, Santa Maria e São Sebastião. A partir dessa experiência, espera-se que o projeto seja significativamente ampliado a partir de 2010.