Especialização do CET/UnB é o primeiro curso à distância do país voltado para formação de professores na área. Inscrições podem ser feitas até dia 15 de agosto

O Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB) criou o curso de especialização a distância Formação de Professores em Turismo para oferecer qualificação de alto nível a docentes de diversas áreas de formação para capacitá-los a abordar as temáticas específicas do Turismo em cursos superiores.

O Turismo ainda é uma área de conhecimento emergente no Brasil, mas que começa a assumir uma importância significativa como alternativa promissora na geração de emprego e renda. Entretanto, a situação do ensino superior brasileiro, no que diz respeito à formação de professores de cursos de graduação, mostra que os docentes nem sempre têm os conhecimentos específicos necessários para desempenharem uma ação didática integrada e integradora de sua área de conhecimento com as demais que compõem as necessidades de formação do aluno. Pensando nisso, o CET/UnB criou o curso de especialização a distância Formação de Professores em Turismo, para oferecer qualificação de alto nível a docentes de diversas áreas de formação, de forma a capacitá-los a abordar as temáticas específicas do Turismo.

Público-alvo:
Graduados em pedagogia, administração, turismo e áreas afins.

Objetivos:
- Oferecer ao aluno um instrumental teórico que o capacite a refletir e dar consistência crítica ao conhecimento das áreas de Turismo e Hospitalidade;
- Desenvolver formas diversificadas de dimensionar o trabalho pedagógico e a ação educativa, mediante análise crítica de princípios e práticas que fundamentam a atuação docente no processo de ensino-aprendizagem;
- Oferecer a fundamentação necessária para planejar cursos, elaborar planos de ensino, constituir abordagens interdisciplinares e organizar ações de ensino práticas e dinâmicas.
- Promover a troca de experiências sobre o conhecimento acadêmico, sua construção e reprodução;
- Atender às necessidades de formação de profissionais para atuar especificamente em ensino e pesquisa.

Metodologia:
• Aulas on-line: curso disponibilizado na Internet;
• Encontros presenciais para realização de provas;
• Vídeo de apresentação;
• Canais de discussão;
• Estudos dirigidos;
• Apoio de tutoria;
• Defesa presencial de monografia ou trabalho de conclusão de curso.

Até 15 de agosto

Início das aulas:

Investimento:
20 x R$ 370,00

Mais informações:

Documentos exigidos:
Formulário de inscrição preenchido, carta de intenções e curriculum vitae. Na carta de intenções, de até duas páginas, explicite: 1. Quem você é; 2) Sua experiência profissional; 3) Seus objetivos no Curso de Formação de Professores em Turismo; 4) Um provável tema de monografia; 5) Uma rápida descrição de como você visualiza a aplicação dos conhecimentos adquiridos no curso à sua vida pessoal e profissional.

Critério de seleção/requisitos:
Carta de intenções e análise de curriculum.

435 horas/aula

Coordenadora
Prof. Dra. Maria de Fatima Guerra de Sousa

Módulos e professores