Cooperação estratégica entre países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa estimula redução da pobreza e crescimento sustentado

Ministros e representantes de turismo de oito países de língua portuguesa assinaram, nesta manhã (25), em São Paulo, carta na qual se comprometem com a cooperação técnica, política e econômica para fortalecimento do turismo entre os oito estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O documento foi firmado entre Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste durante a VI Reunião Ministerial de Turismo da CPLP.

As oportunidades de negócios representam possibilidades de aprimoramento da qualidade de vida de cerca de meio bilhão de cidadãos que vivem nestes territórios, segundo o ministro brasileiro do Turismo, Luiz Barretto. “O setor turístico, além de contribuir para tornar nossos países mais conhecidos ao olhar estrangeiro, tem especial potencial para criar oportunidades de trabalho e renda em diferentes pontos de nossos territórios. Este vigor econômico é a maior contribuição do setor para o crescimento sustentado de nossos países, com foco na inclusão social.”

De acordo com o secretário geral da CPLP, Domingos Simões Pereira, da Guiné-Bissau, os diferentes estágios de desenvolvimento do setor demonstram a existência ou não do equilíbrio interno da nação. “O turismo aponta se a saúde funciona, se naquele país opera boa política de segurança pública, se há facilidade na entrada e saída de pessoas. O turismo acaba funcionando como um indicador majoritário”, afirmou.

A CPLP foi criada em 1989, com o objetivo de aprofundar as relações entre os oito países de língua portuguesa. A entidade multilateral possui, além dos membros plenos e efetivos, três observadores associados: a República da Guiné Equatorial, a República de Maurícia e a República do Senegal.

Fonte: Ministério do Turismo;  25/05/2010