Seu browser não suporta JavaScript!

 

Fornatur decide elaborar documento para proteger setor em possível reforma estrutural no Congresso acional

O turismo é atividade permanente, em expansão, e funciona como instrumento decisivo na manutenção de empregos na economia brasileira. Essa foi a defesa do ministro do Turismo, Luiz Barretto, em favor da manutenção da comissão de turismo no Senado Federal. A manifestação ocorreu durante a abertura da 57ª reunião ordinária do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), encontro que integra a programação oficial do 5º Salão do Turismo, em São Paulo (SP).

A preocupação surge quando a casa legislativa se prepara para enxugar sua estrutura operacional. O Fornatur aprovou a elaboração de um documento para amparar não só a conservação da comissão, mas a criação de uma câmara exclusiva para o Turismo. “Entendo as razões para essa reforma, mas é preciso sensibilidade com esse tema. O turismo, assim como o desenvolvimento regional, é assunto de interesse nacional e merece um espaço de debate legislativo”, afirmou o ministro.

Para Barretto, o processo eleitoral não pode ser empecilho para a continuidade dos projetos em execução, e sim uma “provocação positiva”. Para ele, garantir este espaço no Senado é uma expressão legítima das conquistas do setor: “enxergamos nossos gargalos e em parceria vamos superá-los. Precisamos adotar procedimentos que nos auxiliem a enfrentar temas delicados e que pedem nossa atenção.

A reformulação do funcionamento do Senado tem Tasso Jereissati na relatoria. O documento do Fornatur será encaminhado ao senador do PSDB do Ceará.

 

 


Fonte: Ministério do Turismo;  27/05/2010


Centro de Excelência em Turismo Campus Universitário Darcy Ribeiro, Brasília - CEP 70904-970 Telefone ( 61)3107 5955
Copyright © 2014 Universidade de Brasília. Todos os direitos reservados.