CET/UnB leva contribuição ao debate no Seminário Embarque no Turismo, promovido pela Fundação Assis Chateaubriand

Por Inês Ulhôa

Brasília (10/06) – O turismo que o Brasil produz conta com a contribuição incontestável da universidade brasileira, é o que afirmou a professora Iara Brasileiro, do Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília, no seminário “Embarque no Turismo – o papel do turismo no desenvolvimento do país”, realizado ontem (09/06), no Centro de Convenções 21 e organizado pela Fundação Assis Chateaubriand, com o apoio do Ministério do Turismo.

“Turismo se faz com produtos e serviços. Para isso, é necessário conhecimento em várias áreas para garantir a qualidade, a qualificação, a competitividade e a produtividade”, disse a professora Iara. Para ela, desenvolvimento significa modernização e para os eventos que se anunciam “vamos precisar disso”.

Ainda segundo ela, para a sustentabilidade do turismo tem que se priorizar e focar a atenção em questões ambientais, culturais, políticas e econômicas, que estão relacionadas ao setor. Aí é que entra o papel da universidade, “com a produção de conhecimentos e a formação de profissionais”. Mas para que isso aconteça, a universidade trabalha em sintonia com a pesquisa, o ensino e a extensão. Só assim, se forma o profissional capacitado a contribuir para o desenvolvimento do setor.

A professora Iara destacou as atividades do CET/UnB na geração desse conhecimento. Segundo ela, a universidade é por natureza inter e multidisciplinar que contribui para o desenvolvimento do país de forma qualificada. Ela apontou para as possibilidades de inclusão social a partir dessa potencialidade.

Dividido em dois painéis, o seminário discutiu a proximidade da Copa 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 e como o país está se preparando para receber esses dois grandes eventos e como está sendo construída a imagem do Brasil no exterior. Participaram ainda o secretário-executivo do Ministério do Turismo, Mário Moysés, para quem a Copa 2014 destacará um importante na formação da imagem do Brasil no exterior; o secretário Nacional de Políticas de Turismo do MTur, Carlos Silva, que destacou os projetos do Ministério desde a sua criação pelo governo Lula; a presidente da Embratur, Jeanine Pires, que também abordou a formação da imagem do Brasil e de como melhorá-la; e o representante da ABIH, Tomaz Ikeda, que cobrou ações para a infra-estrutura durante os eventos.

O jornal Correio Braziliense divulgará no dia 12/06 um caderno especial sobre o turismo brasileiro, onde constam as palestras do seminário.

Fonte: CET/UnB; 10/06/2010