Com os recursos o MTur apoiará estados e municípios que aderiram ao Prodetur na elaboração e implementação de projetos de infraestrutura e qualificação

O ministro interino do Turismo, Mário Moysés, e o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Luis Alberto Moreno, assinam na quinta-feira (17), em Brasília (DF), o primeiro contrato de empréstimo do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). Trata-se de proposta do Ministério do Turismo no valor de US$ 25 milhões, dos quais US$ 15 milhões do BID e US$ 10 milhões relativos à contrapartida federal.

Com esses recursos, o Ministério do Turismo (MTur) vai apoiar estados e municípios que aderiram ao Prodetur na elaboração e implementação de seus projetos de melhoria da infraestrutura, gestão e qualidade na prestação de serviços turísticos. O projeto do MTur prevê também aprimorar o sistema de informações e estatísticas do setor, além de qualificar seu corpo técnico em áreas como planejamento, execução, acompanhamento e avaliação dos investimentos.

Atualmente, o Prodetur conta com a adesão de 20 estados e dez municípios. Isso representa US$ 1,5 bilhão em propostas de financiamento para projetos turísticos.

Fonte: CET/UnB; 17/06/2010