Evento será realizado em 28 de julho, no Café Cultural da Caixa, em Brasília

Impacto do Turismo na Economia do Distrito Federal é a mais nova publicação do Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB), resultante de ampla pesquisa encomendada pela Embratur, com o fim de municiar o planejamento de políticas adequadas ao desenvolvimento sustentável do setor na região. Realizada por oito pesquisadores da UnB, essa coletânea de estudos será lançada no próximo dia 28 de julho, 4ª feira, a partir de 18h30, no Café Cultural da Caixa, em Brasília.

O livro vem a lume com o selo da Editora Senac, apresentando quatro capítulos fartamente ilustrados com indicadores e fotos de pontos turísticos de Brasília. As conclusões do potencial econômico e social do turismo na cidade se concentram nos setores de transporte, hospedagem e alimentação e, ainda, em atividades de lazer, cultura, esportes e meio ambiente.

Perfil - Além de criarem os indicadores econômicos, os autores realizaram uma análise ambiental da região e uma pesquisa sobre o perfil dos visitantes de Brasília. Nela comprovaram, por exemplo, que o maior número de turistas de negócios vem de São Paulo, enquanto o de lazer vem de Minas Gerais. Constataram ainda que o avião é o principal meio de transporte para chegar , mas quem se hospeda em hotel e com parentes usa mais o transporte rodoviário.

As pesquisas apuraram diversos outros itens, como os índices da satisfação do público com a qualidade dos serviços oferecidos pelos setores citados, permitindo aos autores relacionar e confrontar os resultados nas conclusões finais do livro. Impacto do Turismo na Economia do Distrito Federal põe o campus universitário a serviço da sustentabilidade social da cidade e, por suas revelações, mostra-se interessante até mesmo ao cidadão leitor em geral, ao registrar o perfil socioeconômico da capital na primeira década do milênio.

Impacto do Turismo na Economia do Distrito Federal – Coletânea de estudos de pesquisadores do CET/UnB: Maria de Lourdes Rollemberg Mollo, Milene Takasago, José Ângelo Divino, Joaquim Pinto de Andrade, Luís Henrique de Souza, Elisângela Machado, Luiz Carlos Spiller Pena e Jefferson Gazoni.

Editora Senac/DF, 2010, 190 p. Preço: R$ 55,00.

Lançamento: 28 de julho, no Café Cultural da Caixa, em Brasília,18h30.

Fonte: CET/UnB; 12/07/2010