O 1º Congresso Brasileiro de Gastronomia e Segurança Alimentar apresentou, em outubro de 2004, palestras e mesas-redondas sobre o tema gastronomia. O objetivo do evento foi proporcionar uma visão multidisciplinar da gastronomia, discutindo seus aspectos históricos, sociológicos e antropológicos, bem como a segurança alimentar sob o ponto de vista do acesso à alimentação e da produção de alimentos seguros. Foram realizadas 19 palestras e apresentados 67 trabalhos técnico-científicos relacionados à gastronomia e à segurança alimentar.
Como resultado do evento e em parceria com o Senac/DF, foi publicado o livro “Gastronomia: Cortes & Recortes – Vol. I”, uma coletânea das palestras apresentadas no Congresso.