O 2º Congresso Brasileiro de Gastronomia foi realizado juntamente com o XVIII Congresso Nacional da ABRASEL - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes e a 9ª Feira de Produtos e Serviços, evento denominado “Os Saberes da Gastronomia”. O Congresso teve como objetivo alinhavar os vários conhecimentos dispersos da gastronomia a fim de consolidar um trabalho de intercâmbio que permita enriquecer não só pesquisas acadêmicas, mas estimular o diálogo entre áreas que convivem de maneira distanciada e que têm em comum o fato de atuarem junto ao turismo, ao lazer, à cultura.

Esta edição do Congresso contou, além das palestras, com a apresentação de 74 trabalhos acadêmicos, em forma de pôsteres, resultantes de pesquisa realizadas em instituições nacionais de ensino. Os principais temas foram: gastronomia, nutrição, sociologia, história, antropologia.

A seguir, um descritivo da dinâmica de cada palestra apresentada:

O patrimônio cultural
A palestra abordou as formas pelas quais o Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico Nacional (IPHAN) vem trabalhando a questão dos registros de patrimônio cultural, mostrando como a gastronomia é trabalhada dessa perspectiva.

Hábitos e Padrões Alimentares: Etno-Classificações e Temporalidades em Grupos Tradicionais
Apresentação de diferentes classificações dos alimentos em função de distinções de geração, gênero, grupos de pertencimento e a forma pela qual a memória afeta pratos ditos tradicionais.

Comidas Tradicionais e Festa
Nesta palestra mostrou-se o alimento como um marcador importante de festas e comemorações tradicionais, analisando a forma pela qual comida, identidade e festa se articulam nesse encontro, caracterizando o evento como um ritual.

Patrimônio Imaterial e Atrativo Turístico
Discutiu-se sobre os novos caminhos do Turismo no Brasil e o desenvolvimento de um segmento específico denominado turismo cultural, no qual se insere a gastronomia, de modo a avaliar as possibilidades e obstáculos na exploração desse elemento.

História da Gastronomia Argentina
O palestrante mostrou como diversas influências constituíram o que se entende por Gastronomia Argentina, mostrando as diferenças regionais de preparos e ingredientes.

Patrimônio Cultural, Gastronomia e panorama brasileiro
Foram avaliados os passos da gastronomia no contexto brasileiro e o início de processos de conscientização da gastronomia como instrumento identitário de grande importância para o país.

Usos contemporâneos do patrimônio cultural na Alimentação – América
A palestra mostrou o impacto do domínio cultural e as dificuldades decorrentes em definir uma gastronomia cultural e os caminhos contemporâneos de valorização.

O típico mineiro – trajetos e distorções na imagem da “Comida Mineira”
A abordagem consistiu em mostrar como a idéia de típico mineiro, antes de ser uma herança cultural e tradicional, é uma construção de diversos atores com interesses em vários campos.

O Acarajé como patrimônio
Mostra como ocorreu o processo que culminou com a definição do acarajé baiano como patrimônio cultural do estado e as várias etapas percorridas para alcançar esse objetivo.

A relação entre a modernidade e os sistemas alimentares
Trabalhou a idéia de cozinhas emblemáticas e a forma pela qual são interpretadas, mostrando trajetórias constituídas ao longo do tempo que tomam alguns pratos como marcos de uma região, tempo ou grupo.

Globalização e Gastronomia – comida de casa e comida de rua
Foram apresentadas questões em torno das diferentes percepções entre o comer em casa e o comer na rua, a forma pela qual a refeição é interpretada e as implicações em torno do que se entende por uma alimentação saudável.

O Lugar da Alimentação na História
Foi trazido um panorama geral da produção acadêmica recente em torno da história da alimentação no mundo e no Brasil, mostrando os trabalhos conduzidos recentemente sobre o assunto.