Brasília (10/05/2011) - O Brasil escolheu o dia 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Criado no ano de 2000, em razão do bárbaro crime da garota Araceli Cabrera Crespo, na cidade de Vitória, ES, o dia 18 de maio tornou-se símbolo da luta pelo Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Considerada grave violação de direitos humanos, a exploração sexual de crianças e adolescentes deve ser combatida com a conjugação de forças entre todos aqueles que defendem o direito à infância e à adolescência e conscientes de que sua participação pode determinar novos rumos em histórias marcadas pelo sofrimento. Assim é que o  Centro de Excelência em Turismo da UnB (CET/UnB) tornou-se parceiro das ações de combate a esse crime, desenvolvendo papel disseminador de sensibilização na cadeia produtiva do turismo, estimulando o setor de turismo a assumir compromisso com a infância e a adolescência, com base nos princípios do turismo sustentável, da responsabilidade social e da promoção dos direitos humanos;

Além disso, o CET/UnB conjuga forças com todas as entidades que  lutam pela dignidade de crianças e adolescentes. Nessa empreitada, participa na divulgação das atividades do próximo dia 18 de maio.

Participe você também!!

Agenda Nacional

(16/05)

20h30 - Apresentação do espetáculo teatro/documento – Sete Sentimentos Capitais: Corpos e Cidades.
Local: Armazém da Utopia – Grupo Ensaio Aberto – Cais, Rio de Janeiro (RJ).

(17/05)

9h - Oficina com representantes das áreas de responsabilidade social das empresas signatárias da Declaração de Compromisso Corporativo no Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, com a presença da secretária nacional Carmen Silveira de Oliveira, na abertura.
Local: Sede do Sistema Firjan – Av. Graça Aranha, 1 – Auditório 2ª andar, Centro – Rio de Janeiro (RJ).

10h - II Seminário Tecendo a Rede de Proteção, com a Conferência Magna realizada pela Ministra Maria do Rosário, com o terma: O Enfrentamento da Violência Sexual na Construção da Política Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente e do Plano Decenal.
Local: Auditório do BNDES, Av. Chile, 100, Centro, Rio de Janeiro (RJ).

11h - Lançamento do Livro dos 20 anos do ECA, com a presença de Carmen Silveira.
Local: PUC, Rio de Janeiro (RJ).

15h – Momento de Sensibilização contra a Exploração Sexual no Rio de Janeiro, organizado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, com a presença da ministra Maria do Rosário.
Local: Cinelândia. Organização: Ana Cataldo – Secretaria de Assistência Social do Rio de Janeiro. Tel. (21) 2976.2949.

20h30 - Show do movimento Infância Livre de Abuso e Exploração Sexual, com a presença de grandes nomes da cultura brasileira e da ministra Maria do Rosário.
Local: Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Organização: Childhood.

(18/05)

11h30 - I Encontro Nacional de Experiências de Tomada de Depoimento Especial de Crianças e Adolescentes no Judiciário Brasileiro, com a presença da rainha Silvia (Suécia) e ministra Maria do Rosário.
Local: STF, Praça dos Três Poderes, Brasília-DF.

14h - Pactuação do Plano Nacional, com a premiação do Prêmio Neide Castanha e Lançamento da Matriz Intersetorial e do Caderno Temático: Direitos Sexuais são Direitos Humanos, com presença da ministra Maria do Rosário e parceiros da Comissão Intersetorial.
Local: Auditório do Palácio do Planalto, Brasília (DF).

Minuta de Programação para a Solenidade

1- Entrega do “Prêmio Neide Castanha”
Entrega será feita aos premiados; bem como à Ministra Maria do Rosário e à Deputada Patrícia Saboya pelo trabalho desenvolvido na CPMI; e à Petrobras, pelo apoio dado ao Disque. (30 min)

3- Entrega oficial do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, revisado para ministra e presidenta do Conanda, Maria do Rosário, e pactuação em torno dos 18 pontos prioritários para implementação do Plano.
Fala das autoridades. (60 min)

14h a 18h - Atividade de Mobilização contra a Violência Sexual de Crianças e Adolescentes
Caravana Siga Bem Criança, em alusão ao 18 de Maio.
Local: Esplanada dos Ministérios

Programação:

I- Chegada de cerca de 1.300 crianças/adolescentes, às 14h, que participarão de oficinas e farão apresentações artísticas.
II- Caravana entrará na Esplanada às 16h, percorrendo a Esplanada dos Ministérios, acompanhada pela frota de táxis GDF, segue até Palácio, sobem as autoridades e retorna para Museu.
III- Pactuação do Governo do Distrito Federal com o Setor Hoteleiro e Sindicato dos Taxistas do DF
IV- Pronunciamento da ministra Maria do Rosário, do governador Agnelo Queiroz /GDF e Comitê Nacional
V- Revoada de balões
VI- Encerramento com apresentação de um grupo Atitude Feminina

Noite – Jantar na Embaixada da Suécia.

Local: Embaixada da Suécia, Brasília (DF).

(19/05)

9h – Presença na Mesa: Políticas Públicas no I Encontro Nacional de Experiências de Tomada de Depoimento Especial de Crianças e Adolescentes no Judiciário Brasileiro, com fala de Leila Paiva – coordenadora do PNEVSCA.
Local: Hotel Royal Tulip, Brasília (DF).

9h30 - Seminário sobre Experiências de Legislação contra Castigos Corporais, com a presença da ministra Maria do Rosário na abertura. Organização: SDH/PR, Embaixada da Suécia, Save the Children e Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados.

Fonte: CET/UnB; 10/05/2011