Lançamento vai reunir parceiros, produtores agrícolas e comunidade no Festival de Cristalina

Brasília - 20/07/2011 - Para apresentar a programação do 3º Festival do Alho, Batata e Cebola de Cristalina – ABC da Boa Mesa, os organizadores realizarão no próximo dia 21 de julho, no Centro de Tradições Gaúchas Nova Querência, em Cristalina (GO), a partir das 19h, evento oficial de lançamento do circuito de informação, negócios, gastronomia, lazer, e entretenimento. Foram convidados produtores agrícolas, representantes da comunidade, autoridades, imprensa e todos os parceiros da edição 2011, incluindo os responsáveis pelos espaços que servirão alimentos e bebidas durante o Festival.

Lá, os presentes degustarão, em primeira mão, as novas criações gastronômicas desenvolvidas pelos chefs de cozinha Ana Rosa, Ângelo Rosa, Emiliana Azambuja e Humberto Marra. Os pratos serão produzidos durante oficina de preparação, no período da manhã e da tarde do dia 21 de julho, quando serão capacitados para prepararem as receitas do Festival cozinheiros e auxiliares dos restaurantes e bares parceiros – Churrascaria Rodeio, Restaurante D’Gusstt, Empório Gourmet, Bar Chatobol e Estação das Fritas.

O serviço de atendimento aos convidados ficará por conta dos garçons que receberam um treinamento intensivo promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Goiás (Sebrae Goiás), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Durante duas semanas, os alunos tiveram lições teóricas e práticas de temas como serviços, comportamento e apresentação do cardápio. O lançamento do Festival também será a ocasião em que os participantes do curso receberão certificados de formação.

O Festival - A 3ª edição do Festival ABC da Boa Mesa será realizada no período de 19 a 21 de agosto, na Praça da Liberdade, em Cristalina, com apoio da Associação Nacional de Produtores de Alho (Anapa), Associação Brasileira da Batata (ABBA) e produtores de Cebola de Cristalina e região,  além de instituições privadas e organismos públicos. A expectativa dos organizadores é receber aproximadamente 15 mil pessoas nos três dias de evento, que terá entrada franca.

A infraestrutura do Festival será ampliada em relação à do ano passado, e contará com a Feira Institucional para exposição de máquinas e equipamentos. Restaurantes participantes do evento oferecerão o cardápio “Muito Sabor entre Três Amores”, com pratos para almoço e jantar, a um preço único de R$ 13 por pessoa e por acesso ao buffet. Além disso, serão organizados cinco espaços para comercialização de alimentos e bebidas: Armazém do ABC, Empório, Bar, Choperia e a Estação das Fritas.

Para estimular oportunidades de desenvolvimento profissional serão ministradas, durante o Festival, Oficinas Gastronômicas Conceituais aplicadas com partes teórica e prática divididas em mini-palestras, preparação de receita e degustação. São dirigidas para quatro segmentos de público: merendeiras, profissionais do setor de alimentação, pessoas da comunidade e produtores da agricultura familiar. Também será realizada a "Cozinha Show",com chefs convidados e participação especial do humorista Nerso da Capitinga, além de shows com atrações de Cristalina, o violeiro Almir Pessoa e a dupla Roni & Ricardo.

Lançamento do Festival ABC da Boa Mesa em Cristalina - 21 de julho de 2011 (quinta-feira), a partir das 19h. No CTG Nova Querência - Centro de Tradições Gaúchas - Av. Flamengo, Quadra 10, Lote 11 – Cristalina (GO).

Fonte: ABN News; 20/07/2011