Brasília (03/08/2011) - O VIII Congresso Nacional de Ecoturismo (CONECOTUR) e IV Encontro Interdisciplinar de Ecoturismo em Unidades de Conservação (ECOUC) organizado pelo Instituto Ipá Ti-uá de Meio Ambiente, Cultura e Sociedade e promovido pela Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBEcotur) e a Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur) será realizado entre os dias 8 e 10 de novembro, com programaçao de pré-congresso entre 5 e 7 de novembro de 2011, nas dependências do SESC PINHEIROS, Secretaria do Meio Ambiente (SMA) e na Praça Victor Civita na cidade de São Paulo, SP.

A programação preliminar já está no site e conta com diversos convidados nacionais e internacionais e será composta por conferências, palestras, mesas-redondas, apresentação de trabalhos de pesquisa (orais e pôsteres), grupos de trabalho, camaras técnicas, cursos, mini-cursos e oficinas teóricos e de campo.

Sugestões para a programação, temas, nomes de convidados e currículos poderão ser enviadas para o Coordenador Geral do evento o Prof. Me. Marcelo T. C. de Oliveira ( Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.)

A primeira chamada para envio de trabalhos será feita em abril de 2011 dentro dos seguintes eixos temáticos:

* Eixo 1 - Educação e Interpretação Ambiental no Ecoturismo.
    * Eixo 2 - Planejamento e Gestão do Ecoturismo.
    * Eixo 3 - Envolvimento Comunitário no Ecoturismo.
    * Eixo 4 - Ensino, Pesquisa e Extensão em Ecoturismo.
    * Eixo 5 - Empreendedorismo e Inovação em Ecoturismo.

São esperados cerca de 1.000 profissionais e acadêmicos para este evento. A publicação de todos os trabalhos dos Anais se dará pela Revista Brasileira de Ecoturismo(*). Neste site você encontrará informações detalhadas e as formas para participar do mais completo evento de Ecoturismo do país.

Sugerimos a cidade de São Paulo para sediar o evento pois a cidade é o berço de diversas atividades pioneiras em Ecoturismo no Brasil; é de onde se originaram a maior parte das agências de ecoturismo do páis e onde existe o maior número de praticantes, formando o maior mercado emissor do país para destinos do Brasil e no Mundo. A cidade também está cercada de diversas universidades públicas estaduais e federais, com um grande quantidade de estudantes que temos a intenção de estimular a pesquisar esta temática. A infra-estrutura da cidade e as instituições apoiadoras poderão colaborar muito para firmar este encontro como o maior evento acadêmico brasileiro, talvez da América Latina, congregando pessoas para debater o Ecoturismo no Brasil, colaborando com a conservação da natureza e geração benefícios sociais.

Saibam mais acessando o site do evento.

Fonte: CONECOTUR; 03/08/2011