O projeto Turismo Cívico tem como objetivo incentivar a cultura das viagens de cunho cívico/pedagógico para o público estudantil, contribuir para a qualidade do ensino e a dinamização da atividade turística no DF e alcançar todas as UFs do Brasil, configurando-se pela experiência de cidadania na capital federal e propiciando a expansão do mercado local e a inserção de Brasília, capital da República, no cenário turístico nacional.

O programa foi elaborado nos limites conceituais que abrangem o turismo, a educação e a cultura, com o intuito de estimular a ocorrência de oportunidades, ambientes e espaços pedagógicos onde serão tratados, reforçados e ampliados nos currículos escolares temas como ética, cidadania, representação política, direitos e deveres do cidadão, constitucionalidade, o papel e a responsabilidade de jovens eleitores na escolha de seus representantes e, especialmente, o papel institucional da capital da República.

Para alcançar o objetivo do projeto, foram traçadas diferentes rotas temáticas, para serem percorridas pelos estudantes em três dias. Os grupos de jovens hospedam-se em hotéis de Brasília e, durante toda a programação, são acompanhados por professores, monitores e guias de turismo.

O Turismo Cívico é coordenado pelo CET/UnB, com a parceria e o apoio dos ministérios do Turismo e da Educação,  assim como da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih), da BrasliaTur e da Secretaria de Educação do DF.