O Programa Trilha Jovem, de iniciativa do Instituto de Hospitalidade, em 2008, surgiu a partir de dois desafios estruturantes para o desenvolvimento socioeconômico do País por meio do turismo: qualificação e capacitação, para atuação profissional nos principais setores do mercado de trabalho, de adolescentes entre 16 e 24 anos, estudantes ou egressos do ensino médio da rede pública, renda familiar de, no máximo, três salários mínimos, a partir de uma estrutura de trabalho organizada em três movimentos: seleção (recrutamento em escolas públicas e por meio de meios de comunicação); formação (atividades presenciais, atividades autônomas e vivência profissional supervisionada); e inserção (atuação na empresa).

A proposta metodológica do Programa Trilha Jovem facilitou a integração dos conteúdos de aprendizagem voltados à formação de cidadãos, com competências básicas para aprender a ser (competências pessoais); a conviver (competências relacionais); a fazer (competências produtivas); e a conhecer (competências cognitivas).

Já a proposta técnica instituiu a aplicação da metodologia ao longo de atividades estruturadas em três eixos de formação: promoção do desenvolvimento sustentável do turismo; promoção da excelência em serviços; construção de plano de vida e carreira.

O Programa Trilha Jovem contribuiu para a diminuição do desemprego no DF, região que apresenta uma rede estruturada de bens e serviços para o turismo, voltada para atender a motivações políticas e de negócios. A oferta de profissionais capacitados com diferentes competências, resultante do projeto, foi absorvida pelo mercado hoteleiro, de gastronomia e de viagens e turismo, que necessita de mão de obra preparada para exercer funções nos empreendimentos turísticos, corretamente. Além disso, a cidade e seu Entorno possuem diferenciados atrativos, que estimulam a oferta de serviços turísticos de qualidade.