Desenvolvido em 2008-09, pelo CET/UnB, em parceria com a Associação Brasileira de Indústria de Hotéis em Brasília e a Brasíliatur, o projeto Turismo Cívico Pedagógico trabalha questões de cidadania, ao buscar a aproximação de estudantes de escolas do ensino médio público do Distrito Federal às esferas Legislativa, Executiva e Judiciária.

Outros objetivos do projeto consistem em mostrar pedagogicamente aos jovens estudantes a missão institucional dos três poderes da República e levá-los a tomar conhecimento de seus direitos e deveres constitucionais, e inserir a Capital Federal no cenário turístico nacional. Seus princípios norteadores são a redução das desigualdades sociais, a apropriação do sentimento de valor pela nação, a promoção da Pátria e a consciência cidadã.

A construção metodológica do projeto obedeceu a diversas etapas, com destaque para o conteúdo didático-pedagógico, a capacitação dos atores envolvidos no processo, a criação de um Portal e a elaboração da Pesquisa de Impacto Econômico do Turismo Cívico Pedagógico no Distrito Federal.

Como resultados práticos o projeto gerou a consolidação do produto Turismo Cívico Pedagógico para o País; mobilizou diversas escolas por meio de seminários de sensibilização; promoveu e socializou o tema junto à sociedade de Brasília; resgatou os símbolos pátrios; e enriqueceu a educação cívica e cultural dos jovens alunos.