Observatório para o Turismo Sustentável é um projeto desenvolvido e executado pelo Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília, com o apoio financeiro da Fundação Banco do Brasil, em dois destinos turísticos de Goiás: Cavalcante e Cristalina.

Iniciado em março de 2008, com o objetivo de funcionar como incubadora de gestão participativa, o projeto envolveu especificidades de realidades territoriais distintas, no que se refere a um turismo ainda incipiente e no desempenho econômico das localidades.

A partir de um Comitê Gestor representativo da comunidade local, os Observatórios propostos têm a finalidade de disseminar informações e propiciar conhecimentos para organizar o planejamento e a gestão do turismo de forma compartilhada.

Em cerca de um ano, foram elaborados estudos em conjunto com os comitês gestores de cada município, como diagnósticos econômicos e sociais das localidades. Foram ainda treinados estagiários e coordenadores locais e realizadas pesquisas sobre o perfil, a satisfação do turismo e o monitoramento da atividade turística.

Essas ações e informações, desenvolvidas por meio de indicadores pré-estabelecidos, visaram nortear o monitoramento do desenvolvimento da atividade em ambos os municípios. Saiba mais sobre o Projeto aqui.