Criado pelo Ministério do Turismo em 2006, o Programa Turismo Sustentável e Infância visa à proteção da criança e do adolescente contra a exploração sexual no turismo por meio de mobilização, conscientização e responsabilidade corporativa dos segmentos do setor envolvidos com a causa.

Coube ao CET/UnB a coordenação e a execução de uma série de ações, entre elas cursos, seminários e uma campanha nacional de sensibilização do trade turístico e da população, por meio do Projeto de Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo.

Mais de 40 mil pessoas do trade foram conscientizadas por agentes multiplicadores distribuídos em 21 estados da Federação, e o projeto ganhou ampla adesão das mídias impressa, eletrônica e digital, com destaque para as redes sociais na internet. O projeto também criou e desenvolveu, de 2009 a 2011, um portal para a divulgação de todo o material informativo sobre as ações desenvolvidas pelo programa.

Esse trabalho foi realizado com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), da Federação Brasileira de Conventions & Visitors Bureau (FBC & VB), da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (Abih) e das secretarias municipais e estaduais de Turismo, além de grande número de entidades parceiras e apoiadores, nacionais e estrangeiros. Acesse o site do projeto aqui.