Brasília, 28.03.2012 - Elaborar propostas, socializar experiências para o desenvolvimento do turismo nas cidades históricas, com ênfase para os municípios da região Centro do Estado, e debater assuntos relacionados à temática. Este é o objetivo do 3º Fórum Nacional das Cidades Históricas e Turísticas, que será realizado pela primeira vez em Santa Maria, entre os dias 11 e 14 de abril. A abertura do encontro será realizada no Theatro Treze de Maio. O local onde serão realizadas as palestras ainda não foi definido.

Durante o fórum serão debatidos assuntos como planejamento e gestão do turismo nas cidades históricas, patrimônios e potencialidades da região centro do Estado, políticas de incentivo à cultura, mobilidade e acessibilidade em centros históricos, entre outros. Na programação, painéis, apresentações de cases, grupos de trabalho e visitas técnicas devem movimentar o dia-a-dia dos participantes. A expectativa da organização é que sejam esperadas aproximadamente 150 pessoas dos mais diversos estados do país.

O prefeito Cezar Schirmer lembrou as ações para o desenvolvimento do turismo que qualificaram a cidade para receber o fórum, entre elas, a atração de grandes eventos, a implantação do Ônibus Turístico, revitalização da Vila Belga e Avenida Rio Branco, o projeto de revitalização da Gare e o Natal do Coração. "São todas ações que culminam com um grande projeto para o desenvolvimento do turismo em nossa cidade. Tenho a certeza de que, após o este evento, Santa Maria dará um salto imenso na captação de mais eventos e visitantes, incrementando o trade turístico do município", salientou.

Para a secretária do Turismo, Norma Moesch, a realização do evento na cidade colocará Santa Maria com destaque na rota das cidades turísticas e históricas do Brasil. “Esse fórum chega numa hora que eu diria muito propícia. Santa Maria vive um momento que no mínimo três projetos referentes a patrimônio histórico afloram em sua fase de finalização”, destacou a secretária, lembrando as revitalizações da Avenida Rio Branco e Vila Belga e da futura implantação do Trem Turístico.

Fórum é transferido para abril devido agendas de autoridades

Programado inicialmente para os dias 15, 16 e 17 de março, o 3º Fórum Nacional das Cidades Históricas e Turísticas foi transferido para os dias 11, 12, 13 e 14 de abril, devido às questões de agenda das autoridades consideradas imprescindíveis na programação do evento.

Fonte: Prefeitura de Santa Maria - RS; 28.03.2012