Seu browser não suporta JavaScript!

NÚCLEO DE ESTUDOS ESTRATÉGICOS E PROSPECTIVOS (NEEP)

O NEEP é voltado à promoção e à realização de estudos, pesquisas e desenvolvimento de projetos multidisciplinares e transdisciplinares prospectivas de alto nível, nas áreas de Políticas Públicas, Sustentabilidade, Desenvolvimento Local, Cultura, Turismo e Inovação e suas relações com setores produtivos, em atividades de avaliação de estratégias, de impactos econômicos e sociais de políticas, programas e projetos científicos e tecnológicos.

A criação de uma entidade multidisciplinar no CET/UnB é consonante com sua característica de Centro Multidisciplinar, composto por profissionais, com experiências distintas, porém afins e que tem como missão produzir conhecimento e aplicações  através dos seus projetos de ensino, pesquisa e extensão.

O NEEP visa consolidar e imprimir maior dinâmica às atividades multidisciplinares de pesquisa desenvolvidas no CET. Prevê ainda a articulação e participação de outras instituições e de uma visão de longo prazo em temas nos quais as Políticas Públicas, Sustentabilidade, Desenvolvimento Local, Cultura, Turismo e Inovação sejam o foco principal. O Núcleo caracteriza-se pela difusão de informações, experiências e projetos à sociedade, e pela capacidade de interlocução, articulação e interação dos setores envolvidos.

Uma das premissas dos estudos estratégicos é a particularidade de ser abrangentes, multidisciplinares e multissetoriais, o que permite que eles possam ser utilizados em cenários sistêmicos abrangentes possibilitando que a tomada de decisão estratégica, seja realizada com a consciência dos impactos gerados nos segmentos da sociedade.

MISSÃO

A missão do NEEP é produzir conhecimento e aplicações por meio dos seus projetos de ensino, pesquisa e extensão, discutindo e analisando os diferentes processos relevantes de tomada de decisão públicos e privados por meio de uma abordagem baseada em estudos prospectivos. 

OBJETIVO 

O objetivo do NEEP é realizar atividades de pesquisa e produção de conhecimento em estudos estratégicos e prospectivos, utilizando parcerias com outros núcleos de estudos e órgãos públicos e privados.

ESTRUTURA

A capacidade de analisar tendências e cenários relativos às Políticas Públicas, Sustentabilidade, Desenvolvimento Local, Cultura, Turismo e Inovação demanda uma estrutura de gestão da informação e do conhecimento bem organizada. Neste sentido, o núcleo deverá atuar como um Think Thank, com tarefas permanentes relacionadas ao desenvolvimento e à divulgação de informações nas áreas citadas. Bem como a de análise de indicadores pertinentes às áreas de maior competência do Núcleo.

No que se refere à relevância educacional do núcleo, cabe avaliá-la, antes de mais nada, como uma contribuição à formação intelectual oferecida aos estudantes e profissionais. Trata-se de reatar com uma tradição humanística, sintonizada com o desenvolvimento de ciência e tecnologia voltadas ao aumento da competitividade do país e a melhoria da qualidade de vida do cidadão.

ATIVIDADES

• Desenvolver pesquisas em Políticas Públicas, Sustentabilidade, Desenvolvimento Local, Cultura, Turismo e Inovação por meio de redes colaborativas e comunidades virtuais utilizando novas tecnologias, com o objetivo de elaborar trabalhos multidisciplinares e transdisciplinares e formar uma comunidade de interesse em estudos estratégicos e prospectivos;

• Constituir uma rede de conhecimento ligada à estudos estratégicos, gestão do conhecimento e inovação.

• Distribuir a rede de conhecimento pelo território nacional, que terá como função básica a definição de diretrizes e prioridades para as futuras ações estratégicas.

• Estabelecer parcerias com outros Núcleos, Institutos e Órgãos do Governo para desenvolvimento de projetos conjuntos;

• Realizar Seminários de Prospectiva Estratégica em âmbito nacional;

• Gerar uma base de informação e conhecimento sobre tendências e previsões de futuro sobre o meio ambiente e impacto do turismo no Brasil;

• Promover o Intercâmbio de pesquisadores com outros núcleos e outras instituições incluindo organizações não governamentais e privadas;

• Dar assessoria a empresas públicas e privadas em estudos estratégicos e prospectivos.

PESQUISAS

As atividades de pesquisa do NEEP serão voltadas para as linhas temáticas de pesquisas do CET. Elas serão realizadas por seus pesquisadores, os  quais agregam docentes e discentes do Centro, bem como de outros núcleos ou institutos da UnB e de outras Instituições. O programa de pesquisa é constituído de vários projetos de pesquisa, os quais podem ser trabalhos de dissertações de mestrado, ou outro projeto de pesquisa que os membros do grupo se dediquem.  As linhas são:

 - Desenvolvimento de Estratégias e Organizações: Esta linha tem como objetivo desenvolver e analisar modelos de construção de estratégias, planejamento e as diferentes dimensões no contexto organizacional.

 - Elaboração e Construção de Cenários: Construir cenários prospectivos, tendo como campo de ação as políticas nacional e internacional. Desenvolve atividades de pesquisa de aprofundamento sobre a temática e, busca estabelecer critérios, definir horizontes temporais e estabelecer consultas com especialista para a elaboração de cenários, orientados para atores e/ou organizações.

Professores e Pesquisadores do NEEP

Coordenação: Profa. Dra. Maria Elenita Menezes Nascimento – CET/UnB

Vice Coordenação: Prof. Dr. Neio Campos – CET/UnB

Participantes docentes: 

Prof. Dr. Andre de Almeida Cunha– CET/UnB
Dr. Armando R. C. Nascimento - Prodasen
Profa. Dra. Donária Coelho Duarte – CET/UnB
Profa. Dra. Eloisa Pereira Barroso – CET/UnB
Prof. Dr. Gilson Zehetmeyer Borda – CET/UnB
Profa. Dra. Iara Brasileiro – CET/UnB
Profa. Dra. Karina Dias – CET/UnB
Prof. Dr. Luis Spiler – CET/UnB
Profa. Dra. Marutshka Moesch – CET/UnB
Profa. Dra. Neuza de Farias Araújo – CET/UnB
Prof. Dr. Neantro Saavedra-Rivano – University of Tsukuba
MSc Daniele Menezes Nascimento - MgHill University

 

NÚCLEO DE TURISMO E SUSTENTABILIDADE - NTS

Descrição: Criado em 2006 concebe, planeja e executa, sob o paradigma  da sustentabilidade e do desenvolvimento sustentável, projetos, palestras e cursos de extensão, relacionados às diversas áreas do Turismo. Contribui ainda, para a pesquisa e a produção de conhecimento, principalmente no que se refere ao turismo.

Coordenação: Profa. Dra. Iara Lúcia Gomes Brasileiro

Participantes docentes: 

Prof. Dr. Gilson Zehetmeyer Borda
Profa. Dra. Donária Coelho Duarte
Prof. Dr. Neio Lucio De Oliveira Campos
Prof. Dr. Luiz Carlos Spiller Pena
Prof. Dr. Andre De Almeida Cunha

NÚCLEO DE TURISMO E CULTURA - NTC

Descrição: Criado em 2004, tem como propósito a investigação e análise de diferentes abordagens do turismo presididas pela cultura bem como ampliar a compreensão da cultura nas abordagens do turismo.

Coordenação: Profa. Dra. Karina E Silva Dias 

Participantes docentes: 

Profa. Dra. Eloisa Pereira Barroso
Prof. Dr. Everaldo Batista Da Costa
Profa. Dra. Neuza De Farias Araujo

NÚCLEO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EM TURISMO DO MESTRADO EM TURISMO DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - NPPT

Descrição: Fundado em 2013, o Núcleo de Políticas Públicas em Turismo do Mestrado em Turismo da Universidade de Brasília tem como objetivo reunir pesquisadores, acadêmicos, profissionais do turismo do setor público e privado, preocupados com os modelos formais de desenvolvimento turístico, projetos esses que muitas vezes não acarretam nenhuma transformação local, não sendo só essa contundente preocupação que nos re-liga na reflexão, pesquisa, ação proposta, mas uma intensa vontade, uma forte energia, e a diversidade de criação residentes em trajetórias a ser construída na busca de um outro Turismo.

 Coordenação: Profa. Dra. Marutschka Martini Moesch

 Participantes docentes: 

 Prof. Dr. Everaldo Batista Da Costa
Prof. Dr. Gilson Zehetmeyer Borda
Profa. Dra. Donária Coelho Duarte
Prof. Dr. Neio Campos
Prof. Dr. Mario Carlos Beni
Profa. Dra Maria Elenita Menezes Nascimento
Prof. Dr. Luiz Carlos Spiller Pena
Profa. Dra Helena Araujo Costa

NÚCLEO DE ESTUDOS EM TURISMO RESPONSÁVEL, ACESSÍVEL E SÊNIOR: INCLUSÃO SOCIAL E INSERÇÃO ECONÔMICA PARA TODOS - NETRAS - ALL

Descrição: O Núcleo de Estudos em Turismo Responsável, Acessível e Sênior: Inclusão Social e Inserção Econômica para todos - NETRAS - ALL tem o objetivo de unir profissionais, professores, acadêmicos e demais interessados do Brasil e de outros países para discutir e congregar conhecimentos a respeito do turismo responsável, abordando, dentro desse enfoque, o turismo acessível, entendendo-o como um turismo redimensionado que busca atender os seus diversos públicos, dentre estes as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, incluindo também o turismo voltado para a terceira idade.

 Coordenação: Prof. Dr. Gilson Zehetmeyer Borda

 Vice-coordenação: Profa. Dra. Donária Coelho Duarte

 Participante Externo: Alessandra Santos dos Santos

Centro de Excelência em Turismo Campus Universitário Darcy Ribeiro, Brasília - CEP 70904-970 Telefone ( 61)3107 5955
Copyright © 2014 Universidade de Brasília. Todos os direitos reservados.