Brasília, 27.05.2013 – Oportunidades integram Plano Estratégico do Ministério da Cultura para os megaeventos esportivos. Agente cultural, artesão, cantor popular, editor de animação, sonoplasta e tecelão são alguns dos 47 cursos ligados a Cultura, oferecidos pelo Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Coordenado pelo Ministério da Educação em parceria com a Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (MinC), a ação faz parte do Plano Estratégico do MinC para os megaeventos esportivos que acontecerão no Brasil em 2013, 2014 e 2016.

Além do fomento de políticas de formação profissional em cultura, a iniciativa tem como objetivo o fortalecimento da economia criativa e o desenvolvimento econômico e social do País, dentro das metas estabelecidas no Plano Nacional de Cultura (PNC). Já foram aprovadas 7.800 vagas e o objetivo é que sejam ofertadas 30 mil até o final de 2013 e 22 mil em 2014.

Os cursos do Pronatec são voltados a estudantes do Ensino Médio e da Educação para Jovens e Adultos (EJA), trabalhadores rurais, desempregados, povos indígenas, quilombolas, jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, pessoas com deficiência, beneficiários de programas sociais do Governo Federal e praças do Exército e da Aeronáutica em baixa do serviço militar.

Em 2013, serão ofertados 47 cursos, disponíveis para os estados brasileiros e o Distrito Federal, no âmbito da Formação Inicial e Continuada (FIC), com carga horária mínima de 160 horas.

Pronatec

Criado pelo Governo Federal em 2011, o programa é coordenado pelo Ministério da Educação e tem como parceiros os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia; o Serviço Nacional de Aprendizagem (Sistema S) e as Escolas Técnicas vinculadas às Redes Públicas Municipal, Estadual e Federal.

O primeiro acordo com a participação do Ministério da Cultura teve início em dezembro de 2012. As atividades relacionadas à apresentação de demandas, oferta de cursos e homologação das vagas; executadas por meio da Secretaria de Políticas Culturais, Representações Regionais e instituições ofertantes.

Confira os cursos oferecidos na área de Cultura:

• Agente cultural
  • Agente de projetos sociais
  • Artesão de biojoias
  • Artesão de cerâmica
  • Artesão de pintura em tecido
  • Assistente de produção cultural
  • Auxiliar de cenotecnia
  • Auxiliar de costura
  • Auxiliar de cozinha
  • Cantor popular
  • Ceramista