Seu browser não suporta JavaScript!

Brasíllia, 26.08.2013 – A receita oriunda de gastos de turistas estrangeiros chegou a US$ 4, 019 bilhões no acumulado entre janeiro e julho de 2013, batendo recorde histórico para o período. Os dados foram divulgados hoje (23) pelo Banco Central. O presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Flávio Dino, avalia que o país caminha para bater recorde de entrada de divisas por meio do turismo este ano de 2013. “São recursos importantes que irrigam a economia de forma consideravelmente democrática, dada a amplitude da cadeia produtiva do turismo, que envolve o setor de alimentação fora do lar, hotéis, pequenos e microempreendedores, além de artesãos”.

Para que o volume continue crescendo, no entanto, Dino avalia que é essencial enfrentar gargalos importantes, como a questão da competitividade. “As pesquisas que temos feito com os estrangeiros que visitam o país, já há alguns anos, vêm apontando para a necessidade de debatermos internamente essa questão”, afirma Dino. Nos últimos dois anos, o quesito “Preço” passou a ser o item mais criticado pelo turista que visita o país. “Temos de perseguir constantemente a imagem de um destino turístico acessível financeiramente, única forma de mantermos uma curva ascendente de entrada de divisas a longo prazo”.

Na área da aviação, Dino defende o aumento da competitividade, pelo estímulo da entrada de novas empresas no setor. “Há estudos internacionais que apontam o sucesso desse tipo de iniciativa na União Européia, com aumento do número de freqüências e rotas e a diminuição do preço das tarifas, decorrente do aumento da competitividade”, afirma.

De 2003, quando a Embratur passou a cuidar exclusivamente da promoção turística do Brasil no exterior, até o ano passado, a entrada de divisas no país cresceu 168%. Em 2012, a receita acumulada chegou a US$ 6,645 bilhões. O resultado da entrada de divisas por meio do turismo internacional rendeu a 2012 o recorde histórico da série iniciada em 1947. O cálculo do Banco Central inclui trocas cambiais oficiais e gastos em cartões de crédito internacional.

Fonte: www.mercadoeeventos.com.br

Centro de Excelência em Turismo Campus Universitário Darcy Ribeiro, Brasília - CEP 70904-970 Telefone ( 61)3107 5955
Copyright © 2014 Universidade de Brasília. Todos os direitos reservados.