Brasília, 05.09.2013 – Parceria inicia-se com 50 brasileiros que vão estudar na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, em Portugal, que os receberão em dezembro desse ano.  O protocolo de formação foi hoje assinado entre o secretário de Estado do Turismo português, Adolfo Mesquita Nunes e o ministro do Turismo brasileiro, Gastão Vieira, em São Paulo. O propósito é completar a formação dos alunos que estão a sair das universidades e que vão ser recrutados para o setor hoteleiro durante o mundial de 2014, que vai exigir a colocação vários milhares de profissionais nesta área.

Como detalhou Adolfo Mesquita Nunes, à margem desta assinatura, “o objetivo é que seja um projeto continuado, fazia sentido fazer um projeto piloto já em dezembro na Escola de Setúbal, mas o objetivo é, no fundo, dotar o Brasil de uma formação continuada para grandes eventos.”

O mesmo afirmou o ministro brasileiro, que enaltece as qualidades portuguesas neste setor. “Estamos copiando e aproveitando a experiência de quem faz bem e Portugal é dos países que melhor Turismo faz”, afirmou Gastão Vieira hoje na cerimónia de formalização deste protocolo.

O programa de formação vai começar em dezembro deste ano e inicialmente contará com 50 alunos brasileiros “selecionados pelo mérito”. Ao fim de dois meses, quando a formação terminar, é entregue um certificado de formação vai permitir o exercício da profissão.

As expectativas brasileiras para este programa estão elevadas e apesar desta parceria ainda estar no início, Portugal já foi chamado a realizar novas alianças na área do Turismo: “Queremos desafiar Portugal para a criação de escolas de profissionalização do ensino do Turismo no Brasil”, sugeriu o ministro brasileiro durante a cerimónia que decorreu esta tarde. Adolfo Mesquita Nunes não foge a este desafio e lembra que “é necessário encarar o Turismo como uma área económica e social e podemos sempre estreitar relações: Portugal não é só destino turístico como centro de formação de excelência”.

Fonte: http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO258002.html