Delegação de Moçambique quer parceria com o CET/UnB

Técnicos do Ministério do Turismo de Moçambique fazem visita ao CET em busca de cooperação e parcerias

Brasília-DF, 14/08/2014 - O Centro de Excelência em Turismo da UnB (CET/UnB) recebeu ontem (13/08) uma delegação do Ministério do Turismo de Moçambique para um encontro com o diretor do CET, Neio Campos, e os coordenadores dos cursos de graduação e de pós-graduação em Turismo, professores Luiz Spiller e Maruschka Moesch, as professoras Karina Dias e Maria Helenita Menezes e técnicos do Ministério do Turismo e do CET/UnB.

A visita da delegação moçambicana ao CET/UnB teve por objetivo reforçar a necessidade de implementação de Acordo de Cooperação para o Desenvolvimento do Turismo, assinado em agosto de 2009, entre a República de Moçambique e o Brasil, bem como a premência de um plano de ação que operacionalize parcerias que efetivem o acordo. O diretor do CET/UnB disse estar pronto para a tarefa, que poderá envolver inclusive projetos de qualificação profissional e de monitoramento das informações turísticas. A proposta, que teve apoio da equipe de professores do CET presentes à reunião e dos membros da equipe moçambicana, precisa ainda ser viabilizada economicamente, segundo ressaltou o professor Campos, por meio de projeto com apoio financeiro.

O professor Campos ressaltou a facilidade da comunicação entre as duas equipes por falarem a mesma língua e pelos laços culturais entre os dois países que já se consolidaram pela política do governo federal em colocar os países africanos na agenda de acordos com o governo brasileiro.

O conselheiro econômico para Assuntos do Turismo e Cultura da Embaixada da República de Moçambique, Romualdo Lodino do Carmo Johnam, ressaltou a necessidade de implementação de um projeto de qualificação profissional para estudantes moçambicanos e o debate de políticas públicas para o turismo. Segundo ele, Moçambique possui enorme potencial turístico, e se dedica a fomentar o ecoturismo, o país tem seis parques nacionais e outras seis reservas nacionais. Além disso, possui uma excelente gastronomia, além de ter na cultura um ponto forte, com tradição principalmente em artes plásticas e artesanato.

O conselheiro da Embaixada e a equipe moçambicana se mostraram muito satisfeitos com a pronta disposição da equipe do CET/UnB em aceitar o desafio e colaborar com o governo de Moçambique no intercâmbio de conhecimentos e na busca por melhores políticas para o turismo. Além de promover Moçambique como destino internacional e atrair investidores.

Fizeram parte da delegação de Moçambique, além do conselheiro econômico para Área do Turismo e Cultura, da Embaixada de Moçambique em Brasília, os seguintes técnicos do Ministério do Turismo:   Isabel Silva chefe do Departamento de Cooperação, José Faria Travasso,  chefe do Departamento de Plano e Monitoria, Neli Mucasse , chefe do Departamento de Recursos Humanos e Luciano Traquino, chefe do Departamento de Administração e Finanças. (Inês Ulhôa, Imprensa CET/UnB)

Acompanhe a galeria de fotos do encontro:

Fotos: Ana Ferreira-CET/UnB