Os turistas dos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão estão isentos de vistos de turismo para desembarque no Brasil. A dispensa terá validade de 90 dias a partir da primeira data de entrada no país. Os vistos de trabalho e estudo não estão dispensados.

Esta é uma estratégia do Ministério do Turismo para impulsionar a entrada de visitantes no país. A medida está em vigor há pouco mais de dois meses e será válida até o próximo dia 18 de setembro.

Crédito: Francisco Medeiros/Ministério do EsporteCrédito: Francisco Medeiros/Ministério do Esporte

Com essa medida, espera-se um aumento tanto no número de visitantes quanto ao incremento da economia. Segundo a Organização Mundial do Turismo, medidas como esta podem gerar um aumento de até 20% no fluxo entre os destinos, o que significa um acréscimo aproximado de 75 mil turistas internacionais e uma injeção de US$ 80 milhões na economia brasileira.

A repercussão tem sido favorável e há torcida para que a dispensa do visto permaneça mesmo após o fim dos Jogos Olímpicos. O presidente da Associação Brasileira de Agência de Viagens (ABAV), Edmar Bull, afirma que irão "defender que essa ação tenha continuidade. A gente quer um apoio de todos os políticos para isso continuar de forma a trazer mais turistas e mostrar cada vez mais o Brasil para o mercado internacional".

Fonte:http://www.turismo.gov.br/