Candidatura visa mostrar que a capital federal é nascida do design

A candidatura de Brasília à Rede de Cidades Criativas, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), lançada nesta terça-feira (6), em cerimônia no Palácio do Buriti, integra o Plano de Turismo Criativo da cidade, que promove uma capital além da Esplanada dos Ministérios.

A cidade concorre no design, uma das sete áreas temáticas, pelo desenho do Plano Piloto, pelo desempenho dos profissionais que aqui atuam e pelas políticas públicas do Executivo local. "O design está desde o nascimento da nossa cidade, no dia a dia, passando por várias ares criativas do DF, como a gastronomia, artesanato, arquitetura", avalia o secretário de Turismo, Jaime Recena.

O pleito vem no mesmo ano em que o Plano Piloto completa 30 anos como Patrimônio Cultural da Humanidade e tem o objetivo de mostrar a vocação da capital, projetada e nascida do design. Com isso, a ideia é transformar Brasília em destino atraente e competitivo do turismo criativo. Uma das principais consequências é o fomento da economia criativa, com soluções modernas e sustentáveis.

Caso a candidatura seja aprovada pela Unesco, Brasília terá acesso a um intercâmbio de projetos com outras cidades do design. A lista inclui mais de 20 lugares no mundo, entre elas Curitiba (PR), Buenos Aires (Argentina) e Xangai (China). O governo deve entregar até 16 de junho o documento para a Unesco, que vai anunciar em 31 de outubro as novas integrantes da Rede de Cidades Criativas. O reconhecimento por parte da organização internacional é objetivo do Plano de Turismo Criativo de Brasília.

O trabalho será avaliado na sede da Unesco, em Paris. Maria Virgínia Casado, oficial de projetos do setor de cultura da representação da entidade no Brasil, destacou que a unidade no País "valoriza a dinâmica que o governo de Brasília constrói por meio do diálogo com empreendedores e a população".

confira a noticia completa aqui.