A segunda edição do II Seminário Internacional de Gênero, Turismo e Interdisciplinaridade, que acontecerá em novembro no Centro de Excelência em Turismo - UnB, tem como objetivo ampliar os espaços de reflexão sobre Gênero e as correlações com o meio ambiente, partir da integração e do diálogo entre pesquisadores nacionais e internacionais, de maneira a construir coletivamente o conhecimento e a aproximar as pesquisas acadêmicas das práticas do ecofeminismo no turismo e o meio ambiente.

Esta edição de 2017 do seminário apresenta uma inovação ao evento. A participação de conferencistas internacionais, cujo tema vem enriquecer as questões do gênero, a presença de pesquisadoras internacionais que integram grupos de pesquisas consolidados, com os quais o Centro de Excelência em Turismo estabelece intercâmbio e troca de experiências e debates desde uma década, considerando as mulheres como sujeitos políticos historicamente construídos a partir dos movimentos feministas e sua inserção e correlação com a problemática do meio ambiente que envolve diretamente as mulheres. Considerar-se-á como pontos fundamentais para o debate os objetivos do desenvolvimento sustentável, sobretudo aqueles que se dedicam ao meio ambiente, igualdade de gênero, trabalho decente, tendo em vista os 17 objetivos estabelecidas pela ONU A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável’, a ser implementada por todos os países  durante os próximos anos, até 2030.

A Agenda 2030 é um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade que busca fortalecer a paz universal com mais liberdade, e reconhece que a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, é o maior desafio global ao desenvolvimento sustentável. Dentre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, será debatido especialmente o objetivo cinco, que visa “alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas”.

O evento organizado e realizado pelo Grupo de Pesquisa de Gênero Interdisciplinaridades (GINTER) da Universidade de Brasília-UnB e CNPq ocorre nos dias 23 e 24 de novembro.