O Seminário que acontece nos dias 23 e 24 de novembro pretende reunir docentes, pesquisadores e discentes dos programas de pós-graduação, graduação e cursos técnicos em Turismo, Hotelaria, Gastronomia, Eventos, Geografia, Desenvolvimento Sustentável, Administração, Economia, Educação Sociologia, e áreas afins, empresários do setor, profissionais da área, representantes de organizações nacionais internacionais. Estima-se a presença de 150 participantes.

O Seminário de Gênero, Turismo e Interdisciplinaridade, organizado e realizado pelo Grupo de Pesquisa em Gênero e Interdisciplinaridade, da Universidade de Brasília – UnB, cadastrado no CNPq, e reconhecido pela instituição, tem como objetivos ampliar o debate nas áreas das ciências sociais e humanas, aportando subsídios para o debate em torno de temas da contemporaneidade que interessam ao gênero e turismo; integrar professores, pesquisadores, profissionais das áreas de ciências humanas e sociais e estudantes de graduação e pós-graduação em torno dos temas trabalhados nas pesquisas em desenvolvimento.

O referido Grupo de Pesquisa, cadastrado no CNPq, agrega pesquisadores nacionais e internacionais, professores, estudantes de graduação e pós-graduação em Turismo e áreas afins. Tem se dedicado a desenvolver pesquisas de âmbito nacional e internacional, realização de seminários temáticos, publicações de artigos, leituras de livros, interpretações e debates de textos voltados para a problemática inerente a cada pesquisa em desenvolvimento.

Em sua primeira edição (2015), realizado no dia 26 de novembro no Centro de Excelência em Turismo UnB, o Seminário contou com a participação da Representante do Escritório da ONU Mulheres no Brasil, da Diretora e Coordenadora de Educação em Direitos Humanos e Diversidade da Secretaria de Educação do DF e, como palestrante internacional, o Prof. Carlos Costa, pesquisador sobre a temática ‘Gênero’ da Universidade de Aveiro, Portugal, no primeiro turno.

No segundo momento, as temáticas das mesas de debate abordaram temas objeto de pesquisas de dissertações de mestrado do CET-UnB, contemplando a participação de pessoas idosas no mercado de trabalho de turismo; a participação das mulheres agricultoras familiares; a transdisciplinaridade na educação e o turismo LGBT.

As três mesas redondas contaram com a presença dos mais renomados pesquisadores da área de turismo, bem como de agentes públicos importantes. Na ocasião, as temáticas das mesas de debate abordaram as relações entre as pesquisas científicas à participação social (ativa e criativa), a competitividade regional, bem como as formas de transposição dos conhecimentos adquiridos à sociedade– participação da mulher na sociedade.

O resultado principal do seminário internacional de gênero, turismo e interdisciplinaridade possibilitou a continuidade das discussões sobre as temáticas.

A segunda edição do II Seminário Internacional de Gênero, Turismo e Interdisciplinaridade, acontecerá em novembro do corrente ano no Centro de Excelência em Turismo- UnB, organizado e realizado pelo Grupo de Pesquisa de Gênero Interdisciplinaridades GINTER da Universidade de Brasília-UnB, tem como objetivo ampliar os espaços de reflexão sobre Gênero e as correlações com o meio ambiente, partir da integração e do diálogo entre pesquisadores nacionais e internacionais, de maneira a construir coletivamente o conhecimento e a aproximar as pesquisas acadêmicas das práticas do ecofeminismo no turismo e o meio ambiente.

Atualmente, o Grupo de Pesquisa de Gênero Interdisciplinaridade (GINTER)- é responsável pelas pesquisas, debates e ao conhecimento e valorização das questões de Gênero, educação, trabalho e políticas voltadas às mulheres no âmbito mundial. É também responsável direto da organização do seminário e do relacionamento em rede com as demais universidades e centros de pesquisa. Nesta perspectiva, o GINTER possui um desafio de construção de conhecimentos junto aos estudantes (graduandos e pós-graduandos) no que se refere à promoção da equidade entre gêneros com a consequente diminuição da homofobia e da violência contra a mulher na sociedade no pensar as políticas públicas observando as práticas e expertises de outros países.

Confira as normas para elaboração do resumo expandido na página do evento: https://semintertur2017.wixsite.com/semintertur2017/trabalhos-cientificos