O Turismo abre portas para as mulheres foi o tema da Semana.

O Turismo abre portas para as mulheres é o tema da 1ª Semana Nacional do Turismo no Congresso Nacional, que teve início nesta segunda-feira, dia 24 de setembro. O tema, definido pela Organização Mundial do Turismo, será discutido pelo parlamento brasileiro, pelo governo federal e o pelo trade turístico. No dia 27 de setembro, sessão solene do Congresso Nacional homenageará as mulheres na data em que é comemorado o Dia Mundial do Turismo.

O evento tem a participação de 12 instituições, entre elas o Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB). “A evolução do turismo no nosso país deve muito à contribuição das mulheres em todos os seus segmentos. É uma força poderosa que tem agregado muito valor em todas as ações desenvolvidas com sua participação”, afirmou a diretora do CET/UnB, Núbia David Macedo, que estará presente na sessão especial para comemorar o Dia Mundial do Turismo no plenário do Senado.

A 1ª Semana Nacional do Turismo contará com sessões legislativas especiais, prêmios, exposições e lançamentos editoriais. Eles destacarão a importância da mulher não apenas no Turismo, mas no Brasil como um todo, no período de 24 a 28 de setembro, no Congresso Nacional. Além disso, no dia 26, mais de 50 mulheres serão homenageadas com troféu alusivo. Entre as homenageadas estão trabalhadoras, empresárias, jornalistas, artesãs, secretárias de estado e turismólogas que ajudam no desenvolvimento do turismo.

No dia 27, às 10h, o plenário do Senado realizará sessão especial para comemorar o Dia Mundial do Turismo.

A mulher na economia mundial e no turismo brasileiro

- 1,3 bilhão de pessoas vivem em situação de pobreza no mundo, e 70% são mulheres;
- as mulheres são responsáveis por 66% da força de trabalho no mundo;
- elas movimentam 10% da renda mundial e detêm menos de 1% das propriedades no mundo;
- no Brasil, as mulheres são maioria (51% da população residente), mas sofrem com maior taxa de desocupação (56%) e menores rendimentos (cerca de 35% inferior à remuneração masculina);
- 64% dos brasileiros que concluem o ensino superior são mulheres, porém somente 9% delas exercem cargos executivos nas 500 maiores empresas do país;
- o Turismo brasileiro emprega 1.998 milhão de mulheres, 40,12% sem carteira assinada.

Programe-se

24 a 28 de setembro

Exposição Quarenta anos da mulher no Turismo nacional
Organização: Associação Brasileira dos Jornalistas Especializados em Turismo (Abrajet)/Jornal do Turismo e Sesc