Atividade faz parte de ação que leva a Universidade de Brasília à comunidade

Estudantes interagem com quem passa pelo SDS Foto: Beto Monteiro (DEX/UnB)

11/6/2019 - Quem passou pela praça Zumbi dos Palmares no Setor de Diversões Sul (Conic) nesta terça-feira (11) pode conferir os projetos Panorama SCS e Pitadas do Cerrado desenvolvidos pelo Centro de Excelência em Turismo (CET/UnB). O mesmo local sediou o painel Ocupação Cultural no Centro de Brasília no âmbito do Encontro Cultural de Turismo do DF (ECultur), organizado por alunos do CET. A mostra faz parte da ação UnB Perto de Você, realizada pelo Decanato de Extensão (DEX) com o objetivo de divulgar o que a universidade produz e sua importância para a sociedade. Cerca de 50 projetos da UnB participaram do evento. A próxima edição deve ocorrer dia 22 de junho no Parque da Cidade.

Guilherme Capanema: "Há espaço para a economia criativa no SCS" Foto: Beto Monteiro (DEX/UnB)

Panorama SCS - Criado no final do ano passado, o projeto Memória e Identidade do Setor Comercial Sul prevê o lançamento do blog Panorama SCS durante a Semana Universitária, em setembro. O blog reúne relatos da comunidade local e busca, segundo os idealizadores, dar visibilidade a várias ações desenvolvidas no Setor Comercial Sul. Uma dessas ações é o SCS Tour, um passeio guiado com cerca de 2h de duração que começa na estação Galeria e termina na praça dos Artistas.

“Por ser um dos lugares mais democráticos da cidade, com grande movimentação de pessoas e perto da rodoviária do Plano Piloto, o Setor Comercial Sul possui potencial para várias atividades, entre elas o turismo”, avalia Guilherme Capanema, 23, estudante do 10º semestre do curso de Turismo da UnB e integrante do projeto. "No walking tour, já recebemos pessoas que moram em Brasília mas desconhecem o espaço e turistas de fora, inclusive estrangeiros, hospedados no Setor Hoteleiro Sul que buscam uma experiência diferente na cidade", conta Guilherme. "Reunir todas as histórias ouvidas no local em um blog vai ajudar a divulgar diversas atividades culturais que acontecem no Setor", acredita.

Integrantes do projeto Pitadas do Cerrado divulgam o potencial de alimentos nativos da região Foto: Beto Monteiro (DEX/UnB)

Pitadas do Cerrado - Com um ano de existência, o projeto do CET Pitadas do Cerrado também marcou presença na mostra. Atualmente formado por estudantes de quatro cursos diferentes – Engenharia Florestal, Biologia, Comunicação e Turismo –, o projeto trabalha para popularizar o uso de frutos do cerrado na culinária e estimular a preservação ambiental. O estudante do 8º semestre de Turismo João Henrique Valadares, 23, conta que o projeto nasceu em uma disciplina da graduação. "A partir daquele momento, foram desenvolvidas atividades voltadas para a valorização dos frutos típicos do cerrado: um site de receitas, um programa de culinária na TV e um passeio gastronômico no campus Darcy Ribeiro", cita.

O site embarquenacozinhabsb.com traz receitas inusitadas, como pão de queijo de pequi e shake de banana, jatobá e cacau, além de divulgar restaurantes da cidade que valorizam frutos nativos. Na mesma linha, o programa Pitadas do Cerrado da UnBTV ensina como preparar pratos de dar água na boca, como moqueca de cajuzinho e sorvete de baunilha do cerrado. Outra iniciativa do grupo é o Pequi-nique. Durante uma caminhada, os participantes conhecem algumas árvores frutíferas existentes no campus da UnB na Asa Norte e experimentam quitutes feitos dos frutos colhidos dessas plantas. “Gostei muito do sacolé de cagaita”, diz João.

“Turismo, gastronomia e educação ambiental caminham juntos neste projeto com o objetivo de sensibilizar o olhar das pessoas para as riquezas do cerrado, um bioma ameaçado de extinção”, destaca a coordenadora do PitadasTainá Zaneti. “Será que vale a pena devastar para plantar vastas extensões de soja, por exemplo? Os indígenas vivem do que a natureza oferece e acabam de ganhar um prêmio da ONU pela produção do óleo de pequi”, aponta a pesquisadora.

Saiba mais:

>> Ação de extensão leva Universidade ao Conic