Criadora do Sebas Turística, Aline Karina ministra oficina no CET Foto: Luciano de Sá

26/9/2019 - O Sebas Turística esteve no Centro de Excelência em Turismo, nesta quarta-feira (25), para a oficina Elaboração de roteiros turísticos criativos nas periferias do DF. Os participantes puderam elaborar rotas turísticas para diferentes localidades do Distrito Federal. “O objetivo da oficina era desenvolver um novo olhar sobre as regiões administrativas do DF a partir da vivência dos próprios moradores em suas comunidades”, destaca a ex-aluna do CET e idealizadora do Sebas Turística Aline Karina, atualmente mestranda em preservação cultural no Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Com a participação das estudantes de Turismo Quezia Vieira, Letícia Faria e Liza Guimarães, todas moradoras de São Sebastião, a equipe do Sebas apresentou as ações que o projeto desenvolve desde 2016, com destaque para o De Rolê na City. O Rolê já levou 300 pessoas para conhecer os principais atrativos turísticos da cidade, como a Olaria Vereda, a Horta Girassol e o Morro da Cruz. Mais de 130 pontos com potencial turístico foram identificados pelo grupo.

O número de iniciativas socioculturais chamou a atenção da equipe que mapeou mais de 40 pontos de cultura e projetos sociais na região, como saraus, aulas de dança, creches e cursos gratuitos de formação profissional. “Isto revela um alto índice de vulnerabilidade social e que as políticas públicas não estão chegando na cidade”, aponta Aline. “Por outro lado, mostra também o quanto a comunidade é vibrante e gosta da cidade onde vive”, completa.

O Sebas Turística é um projeto de base comunitária criado para promover o turismo cidadão em São Sebastião. Resgatar o protagonismo dos moradores e a identidade histórica da região, potencializar a organização social, cultural, ambiental e turística do DF e contribuir para descentralizar o lazer e a cultura, para além do Plano Piloto, estão entre seus objetivos.

>> Encontros que transformam