29/1/2021 – Atualizada às 15h20 – 100% on-line, as aulas do 2º semestre de 2020 do Bacharelado em Turismo da UnB iniciam na próxima segunda-feira, dia 1º de fevereiro. Para marcar a abertura do período letivo, o Centro de Excelência em Turismo realizará uma live quarta-feira (3/2), às 16h, no Youtube.

“Será o momento de dar as boas-vindas aos alunos, em que participam a direção do Centro, coordenadores, professores, representantes do Centro Acadêmico, da Turbinada Atlética e da empresa júnior Polaris”, conta a professora Aylana Borges, responsável pela organização do evento.

Semestre on-line – A decisão pelo semestre remoto foi tomada na última reunião do Cepe (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão) após avaliação do cenário epidemiológico no país.

A coordenadora do Bacharelado Kerlei Sonaglio conta que a matrícula em disciplinas também ocorre de modo 100% remoto, utilizando o SIGAA (Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas), e que todas as disciplinas do curso estão sendo ofertadas. De 30/1 a 12/2, os estudantes podem se matricular em disciplinas que ainda tenham vagas e fazer ajustes com o auxílio da coordenação. No início de fevereiro, serão atendidos os alunos com necessidades especiais.

>> UnB recebe matrículas pelo SIGAA

Assistência Estudantil – Em apoio aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, o DAC (Decanato de Assuntos Comunitários) lançou dois editais. O primeiro deles oferece auxílio alimentação emergencial aos alunos que utilizam o Restaurante Universitário, fechado por causa da pandemia, e o segundo é destinado à inclusão digital. As inscrições estão abertas até 5 de fevereiro.

Plano de Retomada – Apesar de não haver uma data para o retorno das atividades presenciais, o Centro de Excelência em Turismo se prepara para receber os estudantes com segurança, como prevê o Plano de Retomada das Atividades desenvolvido pela universidade.

Para que a ocupação e circulação de pessoas nos ambientes ocorram da maneira mais segura possível, o CET vem se adequando à metodologia criada pela FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo). As torneiras dos banheiros foram trocadas e adquiridos dispensers de álcool em gel. Assim como em outras unidades acadêmicas e administrativas da UnB, a limpeza deve se tornar mais frequente, com previsão de ações de comunicação para orientar a comunidade universitária sobre medidas de prevenção e contenção da doença.

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da Covid-19

UnB em ação – Sob coordenação da professora Aylana Borges, foi iniciado, no último semestre, projeto de extensão que busca ajudar o Distrito Federal a retomar as atividades turísticas. O grupo fez um levantamento das empresas que atuam no DF e das propostas dos estados do Centro-Oeste para combater a Covid-19.

“Além de identificar como cada estado tem se posicionado em relação à pandemia, a pesquisa busca verificar quais os maiores problemas enfrentados por cada setor e as soluções encontradas, para depois comparar com o DF”, explica Aylana. Segundo a professora, esses dados são importantes porque podem, no futuro próximo, indicar caminhos para a recuperação das atividades.

Resultado desta 1ª etapa do projeto, o artigo Turismo e Pandemia no Centro-Oeste do Brasil: uma análise inicial das ações de enfrentamento ao Covid-19 foi apresentado no I Seminário Acadêmico Turismo e Inovação da USP