Desde 1980, essa data é celebrada pela Organização Mundial do Turismo.

27 de setembro, é o Dia Mundial do Turismo. Desde 1980, essa data é celebrada pela Organização Mundial do Turismo (OMT), instituição pertencente ao Sistema das Nações Unidas, e foi estabelecida na terceira conferência da Assembléia Geral da OMT em Torremolinos (Espanha), em setembro de 1979. A data foi escolhida por coincidir com um marco importante para a história do turismo no mundo: o aniversário de adoção dos Estatutos da OMT, em 27 setembro de 1970.

O objetivo principal do Dia Mundial do Turismo é conscientizar as pessoas para a importância da atividade turística e de seus valores sociais, culturais, políticos e econômicos. Por recomendação da OMT, a cada ano, é escolhido pelos países membros da Organização um tema a ser debatido internacionalmente.

Campanha 2007

O tema escolhido para as comemorações do Dia Mundial do Turismo deste ano é O turismo abre portas para as mulheres. A idéia da OMT é alinhar as discussões do setor turístico internacional às premissas do chamado Objetivos do Desenvolvimento do Milênio, mais, especificamente, ao terceiro objetivo, que ressalta a importância da promoção da igualdade entre homens e mulheres e da eliminação das diferenças na educação em razão do gênero.

Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) é um documento assinado por representantes de 191 países-membros das Nações Unidas no qual elas se comprometem a atingir até 2015 um novo patamar de desenvolvimento mundial a partir da implementação de reformas focadas nas áreas de educação, saúde e promoção da igualdade de gênero.

O Turismo abre portas para as mulheres
é um convite à reflexão sobre os benefícios sociais e econômicos da atividade turística na construção de uma sociedade mais igualitária e justa. "A OMT foi muito feliz em homenagear as mulheres no Dia Mundial do Turismo. Essa atitude vem estimular e fortalecer suas atividades em prol do setor. São marcantes os avanços resultantes de seu trabalho em todos os segmentos do Turismo, especialmente no combate e proteção de nossas crianças e adolescentes contra a exploração sexual no turismo, bem como em outras ações voltadas para a inclusão social de uma parcela significativa de nossa população”, ressaltou a diretora do Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB), Núbia David Macedo.

No Brasil, o tema transcendeu ao Dia Mundial e deu origem a 1º Semana Nacional de Turismo (24 a 28 de setembro) que terá o Congresso Nacional, em Brasília, como palco central das comemorações.

Histórico

De acordo com a OMT e as Nações Unidas, define-se como turismo "as atividades praticadas pelos indivíduos durante as suas viagens e permanências em locais situados fora do seu ambiente habitual, por um período contínuo por motivos de lazer, negócios e diversas atividades".

O Turismo propriamente dito nasceu no século XIX como deslocamento, cuja finalidade principal é o descanso, a cultura, a saúde, os negócios ou as relações familiares. Esses deslocamentos se distinguem por sua finalidade dos outros tipos de viagens motivados por guerras, movimentos migratórios, conquistas, comércio, entre outros.

É entre 1950 e 1973, que se começou a falar do “boom” turístico. Nesse período, o turismo internacional cresceu a um ritmo superior ao de toda a sua história. Todo esse desenvolvimento foi conseqüência da nova ordem internacional, da estabilidade social e do desenvolvimento da cultura do ócio no mundo ocidental. Também nessa época, inicia-se a legislar sobre o setor.

Turismo no Brasil

Segundo números da OMT, os esforços no sentido de desenvolver o turismo no Brasil têm surtido o resultado esperado. Nos últimos anos, os números são recordes na série histórica para o país, e o turismo brasileiro cresceu, em 2004 e 2005, mais do que os principais países no ranking da OMT. O objetivo do governo federal, segundo plano plurianual para o turismo, é alcançar 9 milhões de turistas estrangeiros em 2007. Em 2005, o Brasil recebeu 4,0% do total de turistas estrangeiros nas Américas.

Segundo o Plano Nacional de Turismo 2007-2010 – Uma viagem de inclusão, o fortalecimento do mercado interno vai permitir que sejam gerados 1,7 milhão de empregos no setor até 2010, além de aumentar para 217 milhões o número de viagens no mercado interno. Os investimentos em infra-estrutura e qualificação profissional vão permitir a organização de 65 destinos turísticos, distribuídos em todo o território nacional, dentro de um padrão internacional de mercado. Tudo isso vai permitir a entrada de US$ 7,7 bilhões em divisas para o Brasil.