Núcleos de Pesquisa

O Centro de Excelência em Turismo possui três núcleos de pesquisa ativos. São eles: Estudos Estratégicos e Prospectivos e Políticas Públicas em Turismo.

LABOR MOVENS

Labor Movens: Condições de Trabalho no Turismo

Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/775487Sitehttps://www.labormovens.com/
Líder: Profª Drª Angela Teberga de Paula
Vice-líder: Prof. Dr. Thiago Sebastiano de Melo

NEEP

Em parceria com outros núcleos de pesquisa e instituições públicas e privadas, o Núcleo de Estudos Estratégicos e Prospectivos (NEEP) realiza estudos e projetos multi e transdisciplinares em políticas públicas, sustentabilidade, desenvolvimento local, cultura, turismo e inovação. Aos moldes de um think tank, o NEEP busca produzir e difundir conhecimento sobre temas estratégicos com o objetivo de subsidiar análises e influenciar transformações sociais, políticas, econômicas e culturais nas áreas em que atua.

Entre suas atividades estão desenvolvimento de pesquisas em redes colaborativas virtuais por meio do uso de novas tecnologias, formação de uma rede de conhecimento em estudos estratégicos, gestão do conhecimento e inovação e assessoramento de empresas públicas e privadas em estudos estratégicos e prospectivos.

Coordenação: Profa. Dra. Maria Elenita Menezes Nascimento

Vice-Coordenação: Prof. Dr. Neio Lúcio de Oliveira Campos

Participantes docentes:

Profa. Dra. Donária Coelho Duarte

Prof. Dr. Luiz Carlos Spiller Pena

Profa. Dra. Marutshka Martini Moesch

Profa. Dra. Neuza de Farias Araújo

Participantes externos:

Dr. Armando R. C. Nascimento - Prodasen

Dra. Daniele Menezes Nascimento - Mcgill University

Prof. Dr. Milton Pombo da Paz - Universidade Católica de Brasília

Prof. Dr. Neantro Saavedra-Rivano - University of Tsukuba

NPPTur

Criado em 2013, em resposta aos desafios do I Seminário Latino-Americano de Políticas Públicas e Turismo, o Núcleo de Políticas Públicas em Turismo (NPPTur) busca reunir pesquisadores e profissionais do setor público e privado interessados em construir novos modelos de desenvolvimento turístico.

Entre as atividades do NPPTur está a realização de estudos em planejamento e gestão com o objetivo de criar políticas públicas transformadoras pautadas em valores socioambientais, que valorizem a participação social e promovam a emancipação dos povos.

O Núcleo ajudou a elaborar a Política Nacional de Qualificação no Turismo (2018) e as Diretrizes Nacionais para Qualificação em Turismo (2015), a pedido do Ministério do Turismo (MTur), entre outros trabalhos realizados.

Coordenação: Profa. Dra. Marutschka Martini Moesch

Participantes docentes: