Publicado em 19/12/2006

Revista editada pela Universidade de Wisconsin-Stout é uma das publicações acadêmicas internacionais mais importantes na área de turismo

Artigo produzido no Núcleo de Economia do Turismo do CET/UnB estará na próxima edição da revista Annals of Tourism Research, uma das mais relevantes publicações científicas internacionais na área de turismo. “Acho que é um passo importante para o CET/UnB, pois inaugura a participação de sua unidade de economia em publicações internacionais relevantes”, diz o professor Jorge Arbache, que divide a autoria do artigo “Turismo e Redução da Pobreza” com os professores Vladimir Teles, também colaborador do Núcleo de Economia do CET/UnB; Adam Blake e Thea Sinclair, ambos da Universidade de Nottingham, Inglaterra.

A revista Annals of Tourism Research é publicada trimestralmente pelo Departamento de Hospitalidade e Turismo da Universidade de Wisconsin-Stout, Estados Unidos, e tem como editor-chefe o antropólogo Jafar Jafari. O foco da publicação são as perspectivas acadêmicas do turismo, procurando um equilíbrio entre teoria e aplicabilidade. A estratégia é convidar e encorajar ofertas de artigod, produzidos a partir de diferentes disciplinas, para servir como um fórum por meio do qual essas disciplinas podem interagir e expandir fronteiras do conhecimento.

O artigo “Turismo e Redução da Pobreza” foi produzido a partir de parceria entre a Universidade de Brasília e a Universidade de Nottingham para realização de pesquisa sobre a participação do turismo na economia brasileira. Para isso foi usada como base uma matriz de contabilidade social (MCS) da economia brasileira para o ano de 2002. No estudo, são construídas variáveis chave para o setor turístico, como o PIB do turismo, sua produção total, investimento privado, distribuição de remuneração no setor e distribuição de consumo. O artigo traz algumas reflexões sobre as características e potencialidades do setor de turismo e sua relação direta com a pobreza no Brasil.