Curso está com as inscrições abertas até o dia 15 de fevereiro.

Diante do sucesso em anos anteriores, o Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB) lança a quinta edição da pós-graduação lato sensu Qualidade em Alimentos. No curso, os alunos aprenderão a conhecer, entender e controlar as diversas etapas do processo de produção de alimentos na indústria ou nos serviços de alimentação, como restaurantes institucionais e comerciais, cozinhas hospitalares, padarias, supermercados, entre outros.

Faça AQUI sua inscrição

“É a oportunidade para os profissionais se prepararem tecnicamente para gerenciar a produção de alimentos na indústria, no comércio ou em outro tipo de serviço e de negócios”, explica Wilma Araújo, coordenadora do curso e doutora em Tecnologia dos Alimentos.

A professora acrescenta: “Com profissionais treinados no mercado, a sociedade pode consumir produtos mais seguros, saudáveis”. O conhecimento adquirido no curso permitirá ao profissional controlar a cadeia produtiva e evitar situações lamentáveis como a recente contaminação do leite com substâncias estranhas indicativas de fraudes. “O aluno entenderá que há técnicas que possibilitam manter a qualidade da matéria-prima sem adulterá-la e sem comprometer a qualidade do produto final”, diz a coordenadora.

A seqüência dos conteúdos permitirá ao profissional interferir positivamente no processo de produção de alimentos por meio do treinamento de suas equipes para o correto uso de ferramentas de segurança alimentar e garantir a qualidade do alimento.

Competitividade
A qualidade em alimentos torna o setor produtivo brasileiro mais competitivo nos mercados nacional e internacional. O conhecimento técnico contribui para a redução de custos, aumento de produtividade, melhorias do produto e do processo produtivo. Além disso, com relação à produção de alimentos, o curso abordará ainda as especificações exigidas pelos órgãos fiscalizadores como o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; o Ministério da Saúde; o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e a Organização Mundial do Comércio (OMC).

O CURSO

Público-alvo

Engenheiro de alimentos, agrônomo, veterinário, químico, nutricionista, farmacêutico, biólogo, economista doméstico, profissionais de empresas, universidades e centros de pesquisa envolvidos diretamente com a ciência e tecnologia de alimentos.

Metodologia
O curso terá 480 horas (inclui período para realização e entrega da monografia). As aulas serão oferecidas em módulos divididos em fundamentação, metodologia e aplicação. Após cada um desses conjuntos, se possível, serão abertas oportunidades para palestras para integrar teoria e prática.

Os conteúdos das aulas poderão ser apresentados e discutidos por meios de aulas teóricas, seminários, estudos dirigidos, estudos de casos, entre outras técnicas, e a critério de cada professor. Para ministrar as aulas, os docentes disporão de lousa, televisão, vídeo, retroprojetor e data show.

A aprovação será feita por cada disciplina, de acordo com as normas da UnB.  Será aprovado o aluno que alcançar, por disciplina, a nota mínima de 5 (cinco) ou  MM  e  75% de freqëncia mínima.

Escolaridade exigida
Nível superior

Inscrições abertas – Faça AQUI sua inscrição

Até 15 de fevereiro de 2008

Número de vagas

Documentos necessários para inscrição
Curriculum vitæ e carta de intenções (serão objetos de seleção mais à frente)

Período de seleção
18 de fevereiro de 2008 a 19 de fevereiro de 2008

Período de realização do curso
03 de março de 2008 a 13 de abril de 2009

03 de março de 2008 a 27 de novembro de 2008

Dias e horário
Segunda a quinta-feira, das 19h às 22h30min

Período para elaboração de monografia
1º de dezembro de 2008 a 03 de março de 2009

Documentos necessários para matrícula
- 2 fotos 3x4 recentes;
- cópia do diploma de graduação ou declaração de conclusão de graduação emitida pela instituição de ensino superior onde se graduou;
- curriculum vitæ comprovado;
- cópia do histórico escolar do curso de graduação;
- cópia da carteira de identidade;
- cópia do CPF;
- cópia do título de eleitor e último comprovante de votação;
- cópia da carteira de reservista (para homens);
- cópia do passaporte (para estrangeiros).
Observação: A autenticação das cópias dos documentos apresentados poderá ser efetuada pela Secretaria Acadêmica, mediante a documentação original.

16 x R$ 465,00

Coordenadora
Professora-doutora Wilma Maria Coelho Araújo

Módulos e professores