Publicado em 20/12/2006

A professora Cléria Botelho apresentou como o conceito de turismo mudou ao longo do tempo e o papel reservado à cultura, em palestra gratuita do CET/UnB

O Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB) realizou nesta quarta-feira (27) a palestra Fundamentos Culturais do Turismo, evento integrante do III Ciclo de Palestras Turismo em Movimento – uma série de debates mensais, iniciada em maio, que trata dos principais eixos de transformação da atividade turística no mundo.

Este encontro teve como palestrante Cléria Botelho, mestre em Sociologia pela UnB e doutora em História Social pela USP, com pós-doutorado pela Universidade de Londres. Sua palestra apresentou os diversos conceitos de turismo ao longo do tempo e sua ligação inseparável com a cultura.

“Os conceitos são produzidos em um tempo específico e carregam as marcas de cada momento”, comentou.

Segundo a professora, na metade do século XX (1954), a ONU apresentou um conceito de turismo que destacava aspectos como o deslocamento, a recreação, a saúde, os estudos, peregrinações religiosas e negócios. A Organização Mundial do Turismo (OMT) mudou esse conceito, em 1994, destacando apenas deslocamento, lazer, trabalho e “outras razões”.

“O importante é compreender que o turismo é uma atividade humana, não apenas econômica, e que ele se realiza em um contexto histórico cultural”, afirmou Cléria.

Citando o filósofo norte-americano Clifford Geertz – que, depois de Claude Levi-Strauss, é considerado o pensador com maior influência na antropologia moderna –, ela definiu a cultura como as “interpretações que fazemos dos fatos, do mundo, de forma compartilhada”.

Em seguida, apresentou uma nova conceituação de turismo: “Turismo é um fenômeno interpretativo do mundo; sujeitos que pensam, gestam e executam o turismo.” Assim, concluiu, a cultura deve ser tratada não como ornamento do turismo, mas sim como “um dos fundamentos do seu conhecimento e a guardiã de sua prática”.

Próximas palestras

O III Ciclo de Palestras Turismo em Movimento começou dia 23 de maio e prossegue até 21 de novembro, com um encontro a cada mês. Antes desta palestra, já foram abordados os temas Novos Horizontes para a Gestão de Destinos, com os professores Carlos Costa, da Universidade de Aveiro (Portugal), e Lionello Punzo, da Universidade de Siena (Itália), e Comunicação e Negociação em Turismo – Administração e Resolução de Conflitos, com o palestrante Walter Ribeiro, do Banco do Brasil.

Os próximos encontros serão dia 19 de outubro, com o tema Paradigmas da Sustentabilidade Turística, e 21 de novembro, com Perspectiva do Turismo Brasileiro –Cenários e Tendências. Os nomes dos palestrantes serão anunciados na medida que forem confirmados. A entrada será gratuita, sendo necessário somente confirmar presença com antecedência, pelo telefone 3307-2941.