Pós-graduação  prepara profissionais para gerir empreendimentos do trade.

Inscrições aqui

alt O sucesso e os resultados positivos das primeiras turmas do curso de Gestão de Negócios em Turismo (GNT) e a contínua demanda do público-alvo levou o Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB) a lançar a 3ª edição da pós-graduação lato sensu.

Além disso, a oferta do curso fundamenta-se na preocupação do CET/UnB em continuar a oferecer aos profissionais do mercado e àqueles que querem ingressar no trade turístico a capacidade de planejar e gerir empreendimentos de forma estratégica, e assim, contribuir para o desenvolvimento do setor.

“O curso é bastante abrangente e, além disso, trata de uma área em que, no Brasil, há um nível muito alto de mortalidade das empresas. Isso ocorre muito por causa de incompetência dos gestores, pois criar uma empresa é relativamente fácil. Difícil é manter essa empresa devido à alta competição. Neste sentido, o curso vai oferecer preparação do gestor para permanecer mais tempo no mercado”, avalia o coordenador do curso, professor-mestre Domingos Spezia.

De olho no mercado de trabalho

O curso é elaborado de acordo com pressupostos baseados no ensino contextualizado e é estruturado em módulos. Ademais, ele se utiliza de planejamento didático e pedagógico e harmoniza conceitos teóricos atuais com técnicas e práticas eficazes e consolidadas para o exercício da atividade de consultoria com foco em gestão empresarial na área do turismo. Dessa forma, o curso qualificará profissionais para aperfeiçoamento em suas habilidades humanas (relacionamentos interpessoais), conceituais e técnicas, em sua visão global e sistêmica de gestão empresarial do Turismo, e para atuarem como gestores em organizações públicas e privadas (com ênfase nas de pequeno e médio porte).

O curso pretende, portanto, estabelecer condições para que o aluno, após sua conclusão, esteja capacitado a analisar, articular e aplicar conhecimentos científicos e práticos à gestão e à operação de organizações da área de turismo, a apreender as dimensões técnicas, econômicas e sociais da gestão, a desenvolver ações respaldadas na ética, além de manter uma postura reflexiva que fomente a capacidade de trabalho em equipe. “O GNT preparará o aluno para a criação e para a gestão de negócios em turismo. A idéia é ser pragmático, tratar de temas atuais, que visam uma boa gestão de pequenas empresas voltadas para o turismo”, afirma Spezia.

A especialização Gestão de Negócios em Turismo tem o apoio da Bancorbrás Turismo.

O CURSO

Público-alvo

Graduados em turismo, hotelaria, administração, economia, ciências contábeis e outras áreas afins, interessados em adquirir as habilidades necessárias à função de gestor organizacional.

Metodologia

O curso é constituído de módulos básicos e específicos relacionados à temática e às disciplinas que fazem parte do conteúdo programático. Os módulos terão carga horária que variam de 15 a 45 horas, e os conteúdos serão apresentados e discutidos por meio de aulas expositivas, teóricas e práticas, seminários, estudos dirigidos, estudos de caso, entre outras técnicas.

Escolaridade exigida
Nível Superior

Período de inscrições

1º a 18 de abril de 2008

Número de vagas

Documentação exigida
Formulário de inscrição preenchido, carta de intenções e curriculum vitæ

Critério de seleção/requisitos
Análise de currículo e carta de intenções

Período de seleção
22 a 23 de abril de 2008

Período de realização do curso (inclusive entrega da monografia)
05 de maio de 2008 a 30 de março de 2009

Segunda a quinta-feira, das 19h às 22h30

Documentos necessários para matrícula
- 2 fotos 3x4 recentes;
- cópia do diploma de graduação ou declaração de conclusão de graduação emitida pela instituição de ensino superior onde se graduou;
- curriculum vitæ comprovado;
- cópia do histórico escolar do curso de graduação;
- cópia da carteira de identidade;
- cópia do CPF;
- cópia do título de eleitor e último comprovante de votação;
- cópia da carteira de reservista (para homens);
- cópia do passaporte (para estrangeiros).
Observação: A autenticação das cópias dos documentos apresentados poderá ser efetuada pela Secretaria Acadêmica, mediante a documentação original.

16 x R$ 440,00

Módulos e professores

- Questões Contemporâneas em Turismo: Cenários e Tipologia
Professora-doutora Tânia Siqueira Montoro