Docentes apresentaram trabalhos em congresso internacional de turismo em Aveiro, Portugal, e chegam nesta sexta

Professores do mestrado do Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB) terão seus trabalhos publicados nos anais do congresso internacional de turismo na Universidade de Aveiro, em Portugal. “Para o mestrado é muito importante porque levamos o nome da Universidade de Brasília e do Centro de Excelência em Turismo para o mundo”, explicou a professora pós-doutora Cléria Costa.

O professor-doutor Neio Campos e a professora Cléria apresentaram seus trabalhos no Advances in Tourism Research 2008, encontro internacional de turismo que aconteceu de 26 a 28 de maio. A apresentação das pesquisas era fundamental para que fossem publicadas na revista Turismo e Desenvolvimento, da Universidade de Aveiro.

A professora-doutora Ellen Woortmann, coordenadora do curso de mestrado do CET/UnB, também teve o trabalho aceito no congresso. No mesmo período Ellen deu palestras na Universidade de Barcelona, o que a impediu de comparecer ao evento. Mesmo assim os coordenadores do congresso se comprometeram em publicar sua pesquisa. Os professores Neio e Cléria chegam ao Brasil nesta sexta-feira, dia 30.

Os trabalhos
A professora Ellen, doutora em Antropologia, abordou o impacto do turismo sobre a população pesqueira e sobre o universo de trabalho da mulher, destacando a degradação ambiental e social feminina no litoral do Nordeste. A professora Cléria, pós-doutora em História, em parceria com a professora Maria Elenita, doutora em Computação, abordaram a participação da comunidade e o turismo local discutindo a sustentabilidade sociocultural no turismo.

O trabalho do professor Campos, doutor em Planejamento Urbano e Regional, abordou a potencialidade ecoturística da área denominada Canyon do Rio São Francisco, localizada entre os estados de Sergipe, Alagoas e Bahia. O trabalho analisou os possíveis impactos decorrentes da dinamização da atividade turística sem um prévio planejamento territorial.