Professoras debaterão sobre o turismo, de 18 a 22 de junho, no evento em São Paulo

Considerado o maior evento do setor no Brasil, o Salão do Turismo chega a sua terceira edição e contará com a presença das professoras-doutoras Iara Brasileiro e Maria de Lourdes Mollo, pesquisadoras do Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB). O 3º Salão do Turismo: roteiros do Brasil será realizado pelo Ministério do Turismo, de 18 a 22 de junho, na cidade de São Paulo.

O Salão do Turismo apresentará o turismo brasileiro para quem quer viajar ou fechar bons negócios. No evento também acontecerão debates no espaço chamado Núcleo de Conhecimento. Esse espaço será destinado para a troca de experiências e a divulgação de conhecimentos sobre a atividade turística. Nesta edição o tema do núcleo será “Competitividade”, todas as apresentações terão este foco, nas diversas formas de análise, abrangência e abordagem.

As professoras Iara e Lourdes tiveram seus temas aceitos junto à comissão avaliadora do evento e debaterão, respectivamente, o uso do turismo no combate da pobreza e o uso, de maneira sustentável, na formatação de produtos turísticos competitivos. O imperativo da adoção dos princípios da sustentabilidade como fator de competitividade no Turismo, será o tema de apresentação de Iara no Salão do Turismo. A professora focará “a importância da utilização de princípios sustentáveis na formatação de produtos turísticos competitivos”. A palestra será no domingo, dia 22 de junho, a partir das 14h.

A professora Lourdes Mollo, debaterá a Economia do turismo e combate à pobreza no Brasil: potencialidades e o papel do governo na redução de desigualdades. “Vou expor as principais características econômicas do turismo no Brasil e o potencial de criação de renda e empregos que ele tem. A ideia é discutir alguns impactos de estímulos à demanda doméstica do turismo no aumento da renda dos mais pobres, interpretando as dificuldades e cuidados a serem tomados ao desenhar políticas de combate à pobreza e à desigualdade por meio de estímulos à atividade turística”, explica. Lourdes Mollo irá palestrar na sexta-feira, dia 20 de junho, a partir das 16h.

Salão do Turismo
O 3º Salão do Turismo se dividirá em vários módulos de atividades: Feira de Roteiros Turísticos, Vitrine Brasil (produção associada ao turismo), Rodadas de Negócios, Núcleo de Conhecimento, Missões Promocionais (Caravana Brasil e Press Trip). Na Feira de Roteiros Turísticos os visitantes conhecerão roteiros turísticos dos 27 estados brasileiros e poderão adquirir pacotes a preços especiais para as próximas viagens.

No Vitrine Brasil o visitante poderá ver e comprar o artesanato, os produtos da agricultura familiar e a gastronomia típica, além de assistir apresentações de manifestações artísticas de diversas regiões do País. Os visitantes poderão ainda, assistir a debates e palestras, e conhecer trabalhos científicos e projetos relacionados ao turismo.

Mais informações, acesse o site do 3º Salão do Turismo