Aconteceu nessa quarta-feira (19) a última edição do Ciclo de Palestras promovido pelo Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB). O tema proposto para o encerramento das atividades de 2008 foi “Impactos no Turismo” e contou com as presenças dos professores da Universidade de São Paulo (USP), Luiz Gonzaga Godoi Trigo e Paulo César Garcez Marins. O evento foi estruturado em dois blocos de 40 minutos para cada tema abordado. Após as apresentações, o público teve suas dúvidas esclarecidas com os palestrantes.

O professor Paulo César Garcez Marins iniciou as atividades com a palestra “Os Impactos do Turismo Histórico Cultural”. O convidado pontuou questões referentes ao patrimônio edificado, como ele é apresentado em guias de turismo no exterior e a necessidade de uma revisão profunda dos conceitos que orientam a definição do que é tradicionalmente apontado como patrimônio histórico no Brasil. Enfatizou a importância e a identificação de tais patrimônios gerados nos séculos XIX e na primeira metade do século XX, em especial nas fazendas cafeeiras.

Na exposição “Releituras do Turismo”, o professor Luiz Gonzaga Godoi Trigo falou das mudanças do cenário mundial e sobre a importância dos profissionais da área em estarem atentos para uma atuação correta diante dessas modificações. Também mostrou cidades exemplos na área de turismo como, Dubai, nos Emirados Árabes, e Catar, no sudoeste da Ásia. Outro aspecto mostrado foi a China como grande destino turístico em 2020. Além disso, foram citadas as novas possibilidades de turismo – viagem espacial - e a segmentação no setor turístico – grupos diversos num mesmo evento.Outro fator interessante mostrado foi matéria produzida pela revista NewsWeek, cujo título Slow is beautiful (devagar é lindo) que aponta a tendência em se fazer turismo.

Esses foram alguns dos assuntos abordados pelos palestrantes convidados. O ciclo de palestra é o ponto de encontro entre academia, mercado, alunos e demais interessados nos temas que envolvem o trade turístico. O encontro acontece desde 2002.Neste ano os eventos ocorreram no módulo central do CET/UnB sempre a partir das 19h.