O gosto dos brasileiros pelo futebol fez com que as cadeiras do auditório do módulo central do Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB) ficassem cheias na última quarta-feira (15), com a palestra Copa do Mundo de 2014: Desafios e Oportunidades. Para falar a respeito do tema, o CET/UnB contou com as presenças do ministro interino do Turismo, Mário Moysés; o deputado e presidente da Comissão de Turismo e Desportos (CTD) da Câmara Federal, Afonso Hamm (PP/RS) e do vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Weber Magalhães.

Da esquerda para direita vice-presidente da CBF, Weber Magalhães; ministro interino do Turismo, Mário Moysés; deputado e presidente da Comissão de Turismo, Afonso Hamm, diretora do CET/UnB, Núbia Macedo.

O ciclo foi aberto pela diretora do CET/UnB, Núbia David Macedo, que ressaltou a importância do evento e dos benefícios de realização do mesmo no Brasil. Núbia falou dos 10 anos de existência da unidade e das experiências adquiridas pelos profissionais que atuam nela e dos trabalhos de criação e execução de projetos voltados para o trade turístico e também dos cursos de capacitação oferecidos pela instituição.  “Estamos à disposição para dar nossa contribuição no que for preciso”, disse. Cada participante teve quinze minutos para falar a respeito do assunto. Após, houve a participação do público com questionamentos aos palestrantes.

Em seguida, vice-presidente da CBF, Weber Magalhães, deu início a palestra apresentando um vídeo da Copa do Mundo de 2002, realizada nos países Japão e Coréia do Sul, quando o Brasil conquistou o pentacampeonato. “Foi uma Copa atípica devido o fuso horário, os brasileiros tinham que acordar de madrugada para assistirem os jogos e mesmo assim não deixavam de assistir. Imagina a festa que as pessoas irão fazer com a Copa de 2014 sendo realizada aqui”, contou. Weber também informou que no dia 13 maio, o Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, juntamente com os governadores das cidades indicadas para sediar o evento irão começar os trabalhos infra-estrutura para receber o evento.

Após, o deputado e presidente da CTD, Afonso Hamm, falou ao público sobre a sua relação com o esporte, dos trabalhos legislativos realizados na CTD em direção do progresso do turismo e do esporte e do projeto de Lei 4869/09 e da alteração proposta que acresce dispositivos à Lei 10.671, de 15 de maio de 2003 - Estatuto de Defesa do Torcedor - e sobre a regulamentação do artigo 23 do estatuto do torcedor. “São algumas medidas necessárias para diminuir a violência nos jogos de futebol”, enfatizou Hamm.

Para encerrar a palestra, o ministro interino do Turismo, Mário Moysés, fez uma abordagem do efeito mobilizador que um evento como esse proporciona. “É uma oportunidade de, num período muito curto, adiantar procedimentos que talvez levássemos muitos anos para fazer. Para o turismo a Copa é instrumento que irá aumentar a visibilidade do Brasil no exterior, além de darmos um salto dentro no turismo internacional colocando o Brasil como destino turístico para o mundo”, relata.

Além disso, Mário Moysés ressaltou os desafios do turismo no Brasil como dotar a nação de infra-estrutura turística suficiente para receber o evento, proporcionar boa hospedagem, bom atendimento e facilidade de locomoção, entre outros. Mário ainda informou que de 2003 a 2008 já foram investidos mais de 700 milhões de reais, além dos programas de incentivo ao turismo interno realizado pelo Ministério.

O Ciclo de Palestras é o ponto de encontro entre academia, mercado, alunos e comunidade. Desde 2002, o Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB) promove ciclos de palestras para estudantes e profissionais das áreas de turismo, hotelaria e gastronomia, e interessados em adquirir conhecimento a respeito de trade turístico. O Ciclo de Palestras de 2009 faz parte das comemorações de 10 anos do Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília. O próximo encontro será no dia 20 de maio, com o tema: “A Gastronomia e a Hotelaria na Gestão Hospitalar”.