Aconteceu entre os dias 29 de janeiro e 02 de fevereiro, na cidade de Cuernavaca - México, o III Encontro da Rede Internacional de Estudos Críticos de Turismo, Território e Autodeterminação – REESCRITA, no Instituto Tecnológico de Estudos Superiores de Monterrey (TEC), com o tema Relexões para um "Turismo Sustentável e Includente".

Participaram presencialmente da missão científica representando o Brasil o grupo interinstitucional composto por: Thiago Sebastiano de Melo (CET/UnB); Janete Rego Silva (UEG/Goiás); Uelinton Rodrigues Barbosa (UEG/Goiás); Sandro de Oliveira Safadi (IFG/Anápolis); Juliana Moraes Franzão (IFG/Itumbiara).
Além de contribuir com o evento, a missão realizou trabalhos de campo e reuniões de articulações com representantes da instituição organizadora, do governo do estado de Morelos e com representantes de empreendimentos e trabalhadores do turismo.
Os dois eixos principais apontados para possíveis projetos Brasil-México envolvendo as experiências turísticas foram Desenvolvimento Rural e Patrimônio.

A missão propiciou o fortalecimento das aproximações institucionais que têm sido construídas para subsidiar propostas de parcerias para o turismo no Centro-Oeste e especificamente entre as instituições mencionadas.

A REESCRITA é uma rede organizada atualmente por pesquisadores e pesquisadoras com vínculos em instituições dos seguintes países: Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Espanha e Moçambique.

A equipe espera que os encaminhamentos propostos durante a missão contribua para a internacionalização das instituições organizadas na REESCRITA. Informa-se ainda que o IV Encontro da rede será no Brasil em 2026.

 

Imagem do WhatsApp de 2024 02 06 às 13.25.05 04b03847