Em 27 de setembro de 1980, foi instituído o Dia Mundial do Turismo, como uma forma de homenagear a data de aprovação dos Estatutos da Organização Mundial do Turismo. Entidade intergovernamental vinculada às Nações Unidas,  a OMT (ou UNWTO, sigla internacional) funciona como um fórum mundial sobre as políticas e as questões relativas ao desenvolvimento do turismo e do entendimento mundial. Entre seus membros estão 144 países e territórios, e mais de 350 organizações afiliadas dos setores público e privado.

Preocupada em fomentar o diálogo e o aprimoramento das relações comerciais no mundo, tendo o turismo como foco principal, a OMT define e recomenda um tema relevante para reflexões sobre os impactos da atividade turística no Planeta. Para 2009, alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, a Organização Mundial coloca em discussão o tema: “O Turismo: celebração da diversidade”.

Parceria Turismo Brasil – 21/09/2009