Gastronomia: cortes & recortes - volume 1
Org.: Wilma Maria Coelho Araújo
Carla Márcia Rodrigues Tenser
Editora Senac, 2006, 264 p.

Nesta obra, além de compreender o sentido simbólico das práticas alimentares, o leitor terá a oportunidade de conhecer as políticas públicas de acesso à alimentação e as tendências do mercado gastronômico. O livro mostra como os restaurantes se modificaram através dos tempos e qual a atual posição desse segmento na economia nacional. Suas páginas trazem ainda técnicas de controle e conservação dos alimentos.

Gastronomia: cortes & recortes - volume 2
Org.: Janine Helfst Leicht Collaço

Nancy di Pilla Montebello
Editora Senac, 2008, 176 p.

Para entender a importância da alimentação como patrimônio cultural é preciso antes compreender a comida como reflexo das condições de vida dos indivíduos em determinado tempo e lugar. Cortes e recortes possibilita esta compreensão por meio da visão de estudiosos que se debruçam sobre o tema sob diferentes perspectivas.

Alquimia dos alimentos
Série alimentos e bebidas - volume 2
Org.: Wilma M. C. Araújo

Nancy di Pilla Montebello
Raquel B. A. Botelho
Luiz Antônio Borgo
Editora Senac, 2007, 557 p.

Este livro ensina como obter mais sabor e melhor aproveitamento nutricional dos alimentos a partir do domínio dos processos físico-químicos que acontecem durante o preparo.

Carne & Cia
Série alimentos e bebidas – volume 1
Nancy de Pilla Montebello
Wilma Maria Coelho Araújo
Editora Senac, 2006, 324 p.

Comemos carne porque nos acostumamos e não é por acaso que ela está quase diariamente em nossa mesa. Rico em informações técnicas que vão desde as características dos diversos tipos de carne até os cuidados que devem ser tomados para sua conservação, este livro mostra como tradições, usos e costumes familiares tornaram a carne um item quase indispensável na alimentação diária e como a forma de usá-la mudou ao longo do tempo.

Da alimentação à gastronomia
Wilma Maria Coelho Araújo
Raquel Braz Assunção Botelho
Verônica Cortez Ginani
Halina Mayer Chaves Araújo
Renata Puppin Zandonadi
Editora Universidade de Brasília, 2005, 102 p.

A comida nas relações humanas e a mesa como lugar de convívio e socialização em momentos de lazer ou trabalho é o enfoque das autoras neste livro que mostra a influência social e ambiental na formação dos hábitos alimentares e a diversidade alimentar do Brasil.

Mercado de trabalho na atividade econômica do turismo no Brasil
Jorge Saba Arbache

Editora Universidade de Brasília, 2001, 116 p.

Fruto de um minucioso trabalho científico, esta obra é uma importante fonte de pesquisa, contribuindo para integrar a análise e a compreensão do turismo às teorias socioeconômicas.

Cultura do turismo
- Desafios e práticas socioambientais
Org.: Tânia Siqueira Montoro
Editora Thesaurus, 2003, 208 p.

Nesta obra superam-se as análises estritamente econômicas sobre turismo e propõe-se uma reflexão sobre cultura e sustentabilidade. Seu foco é o desenvolvimento de um turismo responsável: sustentável do ponto de vista ambiental, produtivo do ponto de vista econômico e justo do ponto de vista social.

Sustentabilidade ecológica no turismo
Dóris Santos de Faria
Kátia Saraiva Carneiro

Editora Universidade de Brasília, 2001, 96 p.

A problemática do desenvolvimento sustentável aplicado ao turismo é o mote desta obra. Além do aspecto social, econômico e cultural, o aspecto ambiental e suas variáveis ecológicas devem integrar o setor turístico. Este livro é um convite a novas pesquisas na área.

Impacto do turismo na economia do Distrito Federal
Org.: Maria de Lourdes Rollember Mollo

José Ângelo Divino
Joaquim Pinto de Andrade
Milene Takasago
Editora Senac, 2010, 190 p.

A pedido da Embratur, oito pesquisadores da UnB fizeram estudos para subsidiar políticas para o desenvolvimento do turismo sustentável no Distrito Federal. O livro traz várias imagens de pontos turísticos da capital federal.

História social do turismo
Deis Siqueira
Editora Vieira, 2005, 163 p.

A autora relata sua experiência como cientista social que estuda a indústria do turismo. Tema inicialmente subestimado por muitos estudiosos, ela fala sobre a superação do preconceito em relação a este objeto de estudo no mundo acadêmico.

A economia do turismo no Brasil
Joaquim Pinto de Andrade
José Angelo Divino
Maria de Lourdes R. Mollo
Milene Takasago
Editora Senac, 2008, 222 p.

O turismo é uma atividade econômica ainda pouco conhecida no Brasil, apesar do interesse despertado no meio acadêmico e entre os responsáveis pelas políticas públicas. Este livro analisa os principais efeitos sobre a economia brasileira quando ocorrem mudanças nas demandas doméstica e internacional do turismo, na tributação e nas ações do governo relacionadas ao setor.

Cavalcante - chapadões, águas e cultura cerratense
Cristina Ávila
2012, 68 p.

Lançado em 2012, o guia apresenta as belezas naturais do Planalto Central, as tradições centenárias da região e histórias que os brasileiros precisam conhecer para conhecerem a si mesmos. Traz informação sobre o cerrado e sua gente, festas culturais e turismo sustentável.

Relatório final do estudo diagnóstico
Edilberto Sebastião Dias Campos
2012, 156 p.

O relatório traz uma síntese do estudo que identificou potencialidades para o desenvolvimento do turismo no sítio histórico Kalunga, no município de Cavalcante (GO). A área estudada abrange as comunidades remanescentes quilombolas do Engenho II, Vão de Almas e Vão do Moleque, na Chapada dos Veadeiros, região considerada patrimônio natural mundial e patrimônio histórico e cultural do Brasil. Além de informações gerais sobre essas comunidades, o relatório observa aspectos relativos ao potencial turístico local, como vales e cachoeiras, fontes de águas termais, chapadões, trilhas ecológicas, festas populares e religiosas, agricultura, ecoturismo, turismo rural e de aventura, entre outros.