Seu browser não suporta JavaScript!

Brasília, 31/07/2012 - Será realizado entre os dias 1º e 4 de agosto, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, o II Congresso Internacional de Escolas de Gastronomia, cujo tema é “Gastronomia, saúde e hospitalidade: o papel da gastronomia na sociedade”. O evento é organizado por várias instituições, entre elas a Universidade de Brasília, por meio do Centro de Excelência em Turismo (CET). 

 

Nesta segunda edição serão apresentadas atualidades no setor gastronômico no âmbito internacional e discutidos assuntos de interesse da sociedade concernentes ao tema. Segundo os organizadores, o encontro servirá para promover o intercâmbio entre profissionais que atuam na mesma área em diferentes regiões, que trocarão suas experiências e, com isso, fortalecerão sua formação por meio dos novos conhecimentos gastronômicos adquiridos.

Fazem parte da pauta também a alimentação na sociedade e a valorização das bases culturais, temáticas que emergem nas abordagens da segurança alimentar, da nutrição humana e da gastronomia. A internacionalização da cozinha gastronômica é mais um ponto de destaque em relação aos eventos esportivos que ocorrerão no Brasil, como a Copa de Futebol da Fifa de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

O debate de ideias que terá lugar durante o congresso subsidiará também o crescimento nos setores de hotelaria, hospitalidade e saúde. Outro ponto a ser contemplado são as aspirações e as exigências crescentes da sociedade consumidora em relação à gastronomia em nível mundial.

Eis alguns temas a serem debatidos: "Gastronomia em eventos internacionais"; "Educação em gastronomia"; "Enogastronomia e o vinho brasileiro"; "O papel da gastronomia na saúde e hospitalidade"; "Gastronomia sustentável"; "Alimentos funcionais na moderna gastronomia"; "Qualificação profissional e mercado de trabalho em gastronomia", entre outros.

O evento conta com a colaboração e a participação de várias instituições públicas e membros da Rede Internacional de Escolas de Gastronomia, fundada por ocasião do I Congresso Internacional de Escolas de Gastronomia, em Bogotá: Universidade Federal de Pelotas (UFPel); Instituto Federal de Educação Sulriograndense (IFSul); IF de Santa Catarina (IFSC); IF de Brasília (IFB); Universidade de Brasília (UnB); Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA); La Salle College (LCI). Apoiam o evento  a Capes, o Sindohbar e a Embaixada Francesa no Brasil.

Maiores informações: Alessandra (3107-5988 / 8215-2390)

 


Fonte: CET/UnB; 30/07/2012


 

Centro de Excelência em Turismo Campus Universitário Darcy Ribeiro, Brasília - CEP 70904-970 Telefone ( 61)3107 5955
Copyright © 2014 Universidade de Brasília. Todos os direitos reservados.