Nossa missão:
Ser um Centro Interdisciplinar de Estudos em Turismo, atuando no ensino, na pesquisa e na extensão, como polo de produção e difusão de conhecimentos científicos em Turismo, Gastronomia, Lazer e Hospitalidade, articulado às necessidades do desenvolvimento regional do Turismo no Brasil.
Nossa Visão:
Ser referência regional, nacional e latino-americana no ensino, pesquisa e extensão do Turismo como um campo de ciência interdisciplinar, pela busca da sustentabilidade e da inclusão social, respeitando e valorizando a diversidade cultural, ambiental e social, presente nas bases territoriais das práticas turísticas, para o desenvolvimento do território e de seus sistemas locais produtivos pelo Turismo, atento ao perfil e às demandas do mundo do trabalho e das futuridades das políticas públicas.
Nossos valoressão a:
a dignidade, a igualdade e a liberdade de todas os sujeitos;
a ciência, como forma de conhecimento confiável ao lado de outras formas de saberes;
o diálogo em termos de igualdade com essas outras formas de saberes;
a tolerância e a compreensão para com as mais diversas formas de manifestação de pensamento e de crença;
a democracia como forma de organização política da sociedade em geral e da gestão do CET.
O CET
O CET - em composição com seu corpo discente, docente, técnico administrativo e professores colaboradores – desencadeou em dezembro de 2020 o Processo de Planejamento Estratégico Situacional, de forma participativa. Processo que teve como objetivo construir um planejamento para o futuro do Centro, o qual espelhe seus valores de ampliação da inclusão das diversidades culturais, de gênero e de acessibilidade presentes na comunidade acadêmica, de qualificação da participação pelas instâncias democráticas e coletivos, da socialização da inclusão digital dos discentes, pela inovação na pesquisa e nas didáticas, e na ampliação do diálogo com a sociedade. Objetivos e metas foram traçados os quais poderão ser conhecidos em documento anexo (link para download do documento).
O contexto da pandemia exigiu um processo de gestão diferenciada expresso PLANO GERAL PARA A RETOMADA DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS elaborado pelo Comitê de Coordenação das Ações de Recuperação (CCAR) da Universidade de Brasília, e propôs a construção de soluções para enfrentarmos os desafios no contexto de pandemia da Covid-19. De maneira a documentos zelar pela saúde de todos os membros da sua comunidade acadêmica, e em consonância com os documentos orientadores da Administração Superior, a responsabilidade por sua implementação é do conjunto dos membros da comunidade universitária, de cada membro da comunidade do CET (servidor técnico-administrativo, servidor docente, estudante e colaboradores) para um esforço solidário e colaborativo de se preservar a integridade da saúde física e mental de todos. AS ações de enfretamento adotadas foram:
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o auxílio e orientação aos docentes quanto à adequação didática das disciplinas a serem ministradas de forma remota quanto a carga horária de trabalhos, tipos de atividades, quantidade de atividades e sistema de avaliação;
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a responsabilidade em acolher os problemas dos discentes e docentes quanto a retomada das aulas de forma remota, a fim de buscar alternativas para mitigação dos impactos e resolução de problemas de forma a evitar agudizações das crises causadas pela pandemia e formas de ensino adotadas;
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que as decisões de caráter pedagógico deverão ser tomadas de forma colegiada, evitando impactos e desarticulação do processo de implantação das atividades remotas, informações desencontradas e pânico nos alunos, ou seja, mitigando o estresse existente.
Para a retomada presencial, em tempos e espaços pandêmicos, a direção do CET desencadeou uma série de processos de manutenção junto a estrutura física do Centro, para melhorar assegurar o bem-estar de toda a comunidade acadêmica.
Mesmo durante a fase mais crítica da pandemia, nos anos de 2020, 2021 e 2022, o CET implantou inúmeros projetos de extensão e realizou dois projetos de pesquisa em dimensão nacional - o que só foi possível devido ao trabalho de esforço coletivo entre equipe diretiva, técnicos administrativos, docentes e centro acadêmico-CATUR. Seguimos trabalhando de forma persistente para ampliar a qualidade do ensino ofertado aos nossos alunos, o maior engajamento para resolução dos problemas das comunidades turísticas afetas ao nosso campo de ensino, e, a retomada dos laços de fraternidade, por uma comunidade acadêmica que tanto sofreu nesse tempo-espaço pandêmico, exercendo nossa práxis do acolhimento e hospitalidade.